Sexta, 21 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Imunização

Campanha de vacinação contra pólio começa na segunda-feira (27)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde, acontece entre 27 de maio e 14 de junho, sendo 08 de junho o Dia D de mobilização

24/05/2024 16h41 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Reprodução/EBC
Reprodução/EBC

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde, acontece entre 27 de maio e 14 de junho, sendo 08 de junho o Dia D de mobilização.

Em Telêmaco Borba, a vacina estará disponível nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença.

As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a poliomielite, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, polivírus 1 e 3.

Esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite com a vacina oral.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como objetivos conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal e manter o País livre da doença, uma vez que recebeu a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), em 2023.

PÓLIO

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.