A 16° Corrida de São Cristóvão promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, teve como campeãs, no geral feminino dos 10 quilômetros, Jaqueline Bueno (1º), Acássia Aparecida Nepomuceno (2º) e Isabela Franco (3º). No masculino, Tiago Rodrigo de Lima (1º), Eder José Souza (2º) e Ronaldo Rymsza (3º). Jaqueline é de Irati e Tiago veio de Rebouças. Ele fez o melhor tempo do percurso. Os demais corredores vieram também do Rio de Janeiro, Curitiba, Laranjeiras do Sul, Medianeira, Guarapuava, Ponta Grossa, Piraí do Sul e de municípios vizinhos.
No percurso de 5 quilômetros, no podium estavam Patrícia Aparecida de Lima (1º), Gleicy Fátima da Cruz (2º) e Claudineia Moretto da Silva (3º), e, no masculino, Laertes Lodi (1º), Murilo Machado (2º) e Gabriel Freitas Marques (3º). Este ano, as 500 medalhas entregues estamparam a imagem da matriz da Luz. A equipe organizadora estava a postos desde às 6 horas deste domingo (21). A largada, de frente a praça da matriz Nossa Senhora da Luz, ocorreu às 8 horas, com 425 atletas no masculino e feminino. Às 9 horas, foi a vez da largada dos 55 inscritos kids.
Um carioca veio correr com um amigo de Curitiba e ficou em quarto lugar na categoria 20 anos. O mais velho inscrito foi Pedro Santos, de 82 anos, que é de Irati e correu 5 quilômetros. Medalhas foram entregues para todos os inscritos e troféus para os três primeiros lugares. Mais de 800 pessoas, coordenados por Vanderlei Kawa, Oscar Muchau e Ricardo Zig, trabalharam na organização. O pároco, padre Jorge Casimirski, fez a oração inicial, abençoando a todos.
"Agradecimento a todos os voluntários, às empresas, às secretarias de Esportes, de Saúde e de Segurança, à Iratran/Guarda Municipal, Polícia Militar e ao prefeito Jorge Derbli pela doação dos troféus e medalhas, que levaram nome de São Cristóvão", destacou Vanderlei Kawa. Ao todo, foram doados cerca de R$ 10 mil com a premiação.
A Festa de São Cristóvão
A corrida abre a programação da 76ª Festa de São Cristóvão, considerada a festa dos motoristas mais antiga do Brasil. Marco de fé e devoção, a Festa de São Cristóvão é realizada desde 1948, uma tradição registrada no Rank Brasil de Records. O título conquistado foi atestado pela equipe organizadora da festa, por intermédio de pesquisas e viagens pelo Brasil, e, oficializada pela Pastoral Rodoviária Nacional em 2003, como o festejo com mais tempo realizado ininterruptamente. Seu idealizador foi frei Nereu do Valle, frade italiano capuchinho, que estava à frente da paróquia. Este ano, a festa completa 76 anos, reunindo a comunidade católica, famílias, motoristas, caminhoneiros, motociclistas e também agricultores, desde a integração da Festa dos Agricultores, há 23 anos.
No dia 27, a festa terá bênção de tratores e máquinas agrícolas, às 16 horas, e, às 18 horas, missa das sementes. A ideia é homenagear os agricultores, que produzem o alimento, e os motoristas que transportam esses alimentos pelo Brasil. A missa de domingo (28), às 7h30, pedirá pelos motoristas e vai homenagear militares do Corpo de Bombeiros, da 8ª Cia Militar, da Guarda Municipal e também da Polícia Rodoviária Federal pela dedicação, participação e apoio na procissão, momento de confraternização de todos os motoristas. A procissão, este ano, será às 9 horas, que termina com a Santa Missa, na matriz.
A programação religiosa teve início dia 17, com as novenas em honra a São Cristóvão. Nos dias de semana, são realizadas às 19 horas e, aos sábados e domingos, às 18 horas. As novenas seguem até o dia 25.
Fique por dentro Jornalismo UEPG organiza eventos de pesquisa acadêmica do Brasil e França: veja programações
Prevenção Projeto do HU-UEPG previne amputação de pernas e pés de pacientes com doenças vasculares
Reconstrução Paróquia de Castro celebra 20 anos com resiliência e fé
UEPG UEPG realiza promoção de carreira para 415 servidores
Diocese Encontro regional reúne mais de 100 padres a partir de hoje em Ponta Grossa
Política Deputada Mabel Canto recebe representantes da CCR PRVias na Assembleia
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia