Sábado, 07 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Cultura

Festa de São Cristóvão: Fé, tradição e cultura em Irati

Os festejos começam neste domingo com a Corrida de São Cristóvão às 8 horas

19/07/2024 16h38
Por: Redação Fonte: Das Assessorias
Divulgação
Divulgação

Dentro da 76ª Festa de São Cristóvão, em Irati, considerada a festa dos motoristas mais antiga do Brasil (a primeira ocorreu em 1948), acontecerá neste domingo a Corrida de São Cristóvão. Até esta quarta-feira (17), 458 atletas haviam se inscrito. Promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Luz, com o apoio da prefeitura, a corrida terá início às 8 horas e faz parte das homenagens ao santo padroeiro dos motoristas, que inclui ainda a Festa do Agricultor.

Marco de fé e devoção, a Festa de São Cristóvão é realizada desde 1948, uma tradição registrada no Rank Brasil de Records. O título conquistado foi atestado pela equipe organizadora da festa, por intermédio de pesquisas e viagens pelo Brasil, e, oficializada pela Pastoral Rodoviária Nacional em 2003, como o festejo com mais tempo realizado ininterruptamente. Seu idealizador foi frei Nereu do Valle, frade italiano capuchinho, que estava à frente da paróquia. Este ano, a festa completa 76 anos, reunindo a comunidade católica, famílias, motoristas, caminhoneiros, motociclistas e também agricultores, desde a integração da Festa dos Agricultores, há 23 anos.

No dia 27, a festa terá bênção de tratores e máquinas agrícolas, às 16 horas, e, às 18 horas, missa das sementes. "A ideia é homenagear nossos valorosos agricultores, que produzem o alimento, e os nossos motoristas que transportam esses alimentos pelo Brasil. Enfim, homenageamos todos os cidadãos e cidadãs de ontem e de hoje que não deixaram esta festa parar, uma justa homenagem a todos que fizeram e ainda fazem a história acontecer.  Agradecemos pelos momentos de fé e devoção, de ensinamentos e de vivência cristã desta tradição, que enaltece a nossa cultura, iniciada pelo frei e pelas famílias, em 1948", argumenta Vanderlei Kawa, integrante da Pastoral da Comunicação e membro da comissão organizadora da festa.

A missa de domingo (28), às 7h30, pedirá pelos motoristas e vai homenagear militares do Corpo de Bombeiros, da 8ª Cia Militar, da Guarda Municipal/Iratran e também da Polícia Rodoviária Federal pela dedicação, participação e apoio na procissão, momento de confraternização de todos os motoristas. A procissão, este ano, será às 9 horas, que termina com a Santa Missa, na matriz. "Agradecemos ao nosso pároco, padre Jorge Casimirski, que continua essa grande festa, agradecemos o apoio do prefeito Jorge Derbli, a todos os membros dos conselhos pastorais, das capelas e voluntários, também à imprensa", ressalta Kawa.

A programação religiosa teve início nesta quarta-feira, dia 17, com as novenas em honra a São Cristóvão. Nos dias de semana, são realizadas às 19 horas e, aos sábados e domingos, às 18 horas. As novenas seguem até o dia 25.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.