A FICÇÃO – Cap. IX
“A academia do Prof. Jean Wolf em Recife oferece aos alunos, aulas de danças e prática do Jiu-Jitsu, uma arte marcial que nasceu no Japão há 3600 anos aproximadamente e muito procurada para aprimorar o condicionamento físico e também mental. Diz o texto no livro:
“As semanas e meses se passam, e Jean percebe que nos momentos de folga, Leon está fazendo os exercícios básicos do Jiu-Jitsu, e está fazendo com certa desenvoltura. Ao final de um dia depois da última aula ele chega até Leon e diz:
— Leon, eu vi na aula da tarde que você está fazendo os exercícios.
— Jean, como tenho tempo de sobra, decorei alguns dos exercícios, e estou fazendo. Tem algum problema?
— Pelo contrário. É muito bom que alguém na sua idade, esteja tão interessado em artes marciais. Mas se você quiser, posso te ajudar em alguns movimentos que podem lhe ajudar a aprimorar os movimentos.”
A REALIDADE
Umas das frases mais conhecidas do velho Sensei Sr. Miyagi, o mestre do jovem Daniel San do filme “karetê Kid” – Columbia Pictures 1984, e que é citada frequentemente, é essa: “Não existe mau aluno, existe mau professor”.
Há alguns anos atrás vimos no noticiário a seguinte notícia: “Homem é morto por golpes de Artes Marciais”. Após as investigações, a Polícia Civil descobriu que alunos de uma Academia de Karatê no interior do estado, desferiram os golpes que levaram o homem a óbito. Assim que aprofundaram na investigação, desdcobriram que o professor da academia era conhecido por incitar seus alunos a colocarem em “prática” seu aprendizado.
Na minha juventude, fui praticante de Karatê em minha cidade Siqueira Campos e o básico que se aprende, mais do que apenas dominar golpes, é que as Artes Marciais foram criadas para defesa pessoal, para controle emocional e fortalecimento do físico, da mente e do espírito. O ataque é a ultima ação de quem se torna um bom aluno e quase sempre em defesa de outra pessoa do que de si mesmo.
Sempre que assistir um filme de artes marciais, e entre eles indico um chamado – O Grande Mestre – você percebe que o mestre ou Sensei, é um homem extremamente calmo, muito sábio e com controle emocional impressionante. E é exatamente isso que os bons professores passam aos alunos de uma academia onde se ensina artes marciais.
Com o Jiu-Jitsu não é diferente, e por isso mesmo que hoje, muitos profissionais de saúde como psicólogos, psiquiatras e educadores indicam aos seus pacientes a prática do Jiu-Jitsu. Isso faz com tenham vida social, e aprendam como condicionar seu físico e sua mente.
Na nossa história, Leon Magno aprende isso com o Jiu-Jitsu e depois vai colocar essa prática na sua vida. Isso é possível tanto na ficção quanto na vida. Hoje vivemos em uma sociedade conturbada e muitas pessoas buscam tratamento psicológico para obter melhor qualidade de vida, e para muitos casos a prática da Arte Suave como também e chamado o Jiu-Jitsu, pode ser até mais eficiente do um tratamento, claro que cada caso deve ser tratado de acordo com a patologia apresentada.
A arte suave pode ser praticada por pessoas de várias idades, desde os pequenos até os de mais idade pois buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual, deve ser prática diária para vivermos bem concosco mesmos e com nossos semelhantes.
Procure na sua cidade por uma academia que ensine o Jiu-Jitsu e saiba mais, aqui em Ponta Grossa, existem várias academias onde pode praticar a arte suave. Como não conheço, não posso indicar nenhuma, mas basta conversar com os alunos que conhecerá a qualidade do trabalho e o comprometimento dos professores. E para finalizar vou dizer o contrário do que sabiamente ensinou o Sr. Miyagi. “Se existem bons professores, é certo que existirão bons alunos”.
Para conhecer mais sobre essa história, adquira e leia o livro – “LEON MAGNO Onde a lei não alcança” – autor – Antonio Ribas (Ed Viseu 2019).
Acesse o site www.antonioribas.net.br e saiba como adquirir.
Disponível no Stand de Livros do Restaurante Panorâmico Vila Velha em Ponta Grossa/PR.
As opiniões emitidas nas ‘colunas e blogs’ não refletem necessariamente a opinião editorial do comVc portal.