A FICÇÃO – Cap. IX
“A academia do Prof. Jean Wolf em Recife oferece aos alunos, aulas de danças e prática do Jiu-Jitsu, uma arte marcial que nasceu no Japão há 3600 anos aproximadamente e muito procurada para aprimorar o condicionamento físico e também mental. Diz o texto no livro:
“As semanas e meses se passam, e Jean percebe que nos momentos de folga, Leon está fazendo os exercícios básicos do Jiu-Jitsu, e está fazendo com certa desenvoltura. Ao final de um dia depois da última aula ele chega até Leon e diz:
— Leon, eu vi na aula da tarde que você está fazendo os exercícios.
— Jean, como tenho tempo de sobra, decorei alguns dos exercícios, e estou fazendo. Tem algum problema?
— Pelo contrário. É muito bom que alguém na sua idade, esteja tão interessado em artes marciais. Mas se você quiser, posso te ajudar em alguns movimentos que podem lhe ajudar a aprimorar os movimentos.”
A REALIDADE
Umas das frases mais conhecidas do velho Sensei Sr. Miyagi, o mestre do jovem Daniel San do filme “karetê Kid” – Columbia Pictures 1984, e que é citada frequentemente, é essa: “Não existe mau aluno, existe mau professor”.
Há alguns anos atrás vimos no noticiário a seguinte notícia: “Homem é morto por golpes de Artes Marciais”. Após as investigações, a Polícia Civil descobriu que alunos de uma Academia de Karatê no interior do estado, desferiram os golpes que levaram o homem a óbito. Assim que aprofundaram na investigação, desdcobriram que o professor da academia era conhecido por incitar seus alunos a colocarem em “prática” seu aprendizado.
Na minha juventude, fui praticante de Karatê em minha cidade Siqueira Campos e o básico que se aprende, mais do que apenas dominar golpes, é que as Artes Marciais foram criadas para defesa pessoal, para controle emocional e fortalecimento do físico, da mente e do espírito. O ataque é a ultima ação de quem se torna um bom aluno e quase sempre em defesa de outra pessoa do que de si mesmo.
Sempre que assistir um filme de artes marciais, e entre eles indico um chamado – O Grande Mestre – você percebe que o mestre ou Sensei, é um homem extremamente calmo, muito sábio e com controle emocional impressionante. E é exatamente isso que os bons professores passam aos alunos de uma academia onde se ensina artes marciais.
Com o Jiu-Jitsu não é diferente, e por isso mesmo que hoje, muitos profissionais de saúde como psicólogos, psiquiatras e educadores indicam aos seus pacientes a prática do Jiu-Jitsu. Isso faz com tenham vida social, e aprendam como condicionar seu físico e sua mente.
Na nossa história, Leon Magno aprende isso com o Jiu-Jitsu e depois vai colocar essa prática na sua vida. Isso é possível tanto na ficção quanto na vida. Hoje vivemos em uma sociedade conturbada e muitas pessoas buscam tratamento psicológico para obter melhor qualidade de vida, e para muitos casos a prática da Arte Suave como também e chamado o Jiu-Jitsu, pode ser até mais eficiente do um tratamento, claro que cada caso deve ser tratado de acordo com a patologia apresentada.
A arte suave pode ser praticada por pessoas de várias idades, desde os pequenos até os de mais idade pois buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual, deve ser prática diária para vivermos bem concosco mesmos e com nossos semelhantes.
Procure na sua cidade por uma academia que ensine o Jiu-Jitsu e saiba mais, aqui em Ponta Grossa, existem várias academias onde pode praticar a arte suave. Como não conheço, não posso indicar nenhuma, mas basta conversar com os alunos que conhecerá a qualidade do trabalho e o comprometimento dos professores. E para finalizar vou dizer o contrário do que sabiamente ensinou o Sr. Miyagi. “Se existem bons professores, é certo que existirão bons alunos”.
Para conhecer mais sobre essa história, adquira e leia o livro – “LEON MAGNO Onde a lei não alcança” – autor – Antonio Ribas (Ed Viseu 2019).
Acesse o site www.antonioribas.net.br e saiba como adquirir.
Disponível no Stand de Livros do Restaurante Panorâmico Vila Velha em Ponta Grossa/PR.
As opiniões emitidas nas ‘colunas e blogs’ não refletem necessariamente a opinião editorial do comVc portal.
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia