“A pequena Camila, neta de Átila Fortes (Leon Magno), em sua inocência, pede ao avô para convidar seu amigo Paulo Tamura e sua filha Mari para passarem o Natal com a família Fortes, com a “desculpa” de que eles não tem família, pelo fato de não terem mais a mãe viva. Ela faz isso porque não entende que alguém possa passar o Natal sem estar com a família.”
Eu pretendia escrever o artigo dessa semana com a segunda parte do tema “Caminhoneiro” mas vai ficar para a próxima. Ainda que a data do Natal – 25/12 – já tenha passado, nós cristãos sabemos que a oitava do Natal vai até o dia 01/01 e por isso vamos falar um pouco daquilo que sabemos mas as vezes esquecemos.
A pequena Camila de apenas 6 anos de idade lembra ao avô e a nós, que Natal sem Família não é Natal, mas apenas festa com comida, bebida mas sem Deus. Natal sem família e sem Deus é apenas uma data no calendário a ser vivida, e que no dia seguinte, “já passou”. A ideia de Camila ao convidar o Sr. Tamura e sua filha Mari Takeko para passarem o Natal com a família Fortes é fortalecer os laços entre eles e por alguns momentos, que as duas famílias se tornem apenas UMA.
Colocar a Família e Deus na mesma frase, no mesmo lugar e no mesmo sentimento, é fazer com que o céu e terra se unam numa única voz, e a natureza canta junto, “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ELE Amados”.
Jesus disse que, “Quem não tiver a inocência de uma criança (Mt 18,3) não entrará no Reino dos Céus.” Então, ou vivemos o Natal com a inocência de uma criança, ou também para nós, será apenas uma data “marcada” no calendário. Mas independentemente de como vivemos ou viveremos o Natal, “Jesus nasce” de novo. A forma como eu e você o recebemos é que faz a diferença em nossas vidas.
As águas passam sobre o rio, e nele, o menino solta um barquinho, a mulher lava sua roupa, os animais se curvam para beber e matar sua sede, o lavrador põe canos com bombas para retirar a água e levar para suas plantações, as crianças jogam a água umas sobre as outras e uma mulher reclama que a água molha sua roupa que acabou de vestir.
A água é a MESMA, o que fazemos com ela é que faz a diferença pra nós.
Assim é o Natal, Jesus renasce para a humanidade, uns aceitam e outros não. Uns o recebem com muita vontade de mudar sua vida, outros deixam passar como mais um feriadão prolongado. Jesus, a Família e a Inocência estão à nossa frente para nos motivar. Se trocarmos um deles por outro que não combine, estragamos tudo. Mas isso é comigo e com você.
Com um pequeno atraso – Um feliz e santo Natal para você e sua família.
Para conhecer mais sobre essa história, adquira e leia o livro – “LEON MAGNO Onde a lei não alcança” – autor – Antonio Ribas (Ed Viseu 2019).
Acesse o site www.antonioribas.net.br e saiba como adquirir.
As opiniões emitidas nas ‘colunas e blogs’ não refletem necessariamente a opinião editorial do comVc portal.
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia