“A pequena Camila, neta de Átila Fortes (Leon Magno), em sua inocência, pede ao avô para convidar seu amigo Paulo Tamura e sua filha Mari para passarem o Natal com a família Fortes, com a “desculpa” de que eles não tem família, pelo fato de não terem mais a mãe viva. Ela faz isso porque não entende que alguém possa passar o Natal sem estar com a família.”
Eu pretendia escrever o artigo dessa semana com a segunda parte do tema “Caminhoneiro” mas vai ficar para a próxima. Ainda que a data do Natal – 25/12 – já tenha passado, nós cristãos sabemos que a oitava do Natal vai até o dia 01/01 e por isso vamos falar um pouco daquilo que sabemos mas as vezes esquecemos.
A pequena Camila de apenas 6 anos de idade lembra ao avô e a nós, que Natal sem Família não é Natal, mas apenas festa com comida, bebida mas sem Deus. Natal sem família e sem Deus é apenas uma data no calendário a ser vivida, e que no dia seguinte, “já passou”. A ideia de Camila ao convidar o Sr. Tamura e sua filha Mari Takeko para passarem o Natal com a família Fortes é fortalecer os laços entre eles e por alguns momentos, que as duas famílias se tornem apenas UMA.
Colocar a Família e Deus na mesma frase, no mesmo lugar e no mesmo sentimento, é fazer com que o céu e terra se unam numa única voz, e a natureza canta junto, “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ELE Amados”.
Jesus disse que, “Quem não tiver a inocência de uma criança (Mt 18,3) não entrará no Reino dos Céus.” Então, ou vivemos o Natal com a inocência de uma criança, ou também para nós, será apenas uma data “marcada” no calendário. Mas independentemente de como vivemos ou viveremos o Natal, “Jesus nasce” de novo. A forma como eu e você o recebemos é que faz a diferença em nossas vidas.
As águas passam sobre o rio, e nele, o menino solta um barquinho, a mulher lava sua roupa, os animais se curvam para beber e matar sua sede, o lavrador põe canos com bombas para retirar a água e levar para suas plantações, as crianças jogam a água umas sobre as outras e uma mulher reclama que a água molha sua roupa que acabou de vestir.
A água é a MESMA, o que fazemos com ela é que faz a diferença pra nós.
Assim é o Natal, Jesus renasce para a humanidade, uns aceitam e outros não. Uns o recebem com muita vontade de mudar sua vida, outros deixam passar como mais um feriadão prolongado. Jesus, a Família e a Inocência estão à nossa frente para nos motivar. Se trocarmos um deles por outro que não combine, estragamos tudo. Mas isso é comigo e com você.
Com um pequeno atraso – Um feliz e santo Natal para você e sua família.
Para conhecer mais sobre essa história, adquira e leia o livro – “LEON MAGNO Onde a lei não alcança” – autor – Antonio Ribas (Ed Viseu 2019).
Acesse o site www.antonioribas.net.br e saiba como adquirir.
As opiniões emitidas nas ‘colunas e blogs’ não refletem necessariamente a opinião editorial do comVc portal.