Sexta, 21 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Meio ambiente

Área rural de Castro recebe coleta pública de lixo reciclável e orgânico

Mais de 20 comunidades rurais foram beneficiadas com a coleta pública de lixo orgânico e reciclável

24/05/2024 15h46
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Castro
Divulgação
Divulgação

Mais de 20 comunidades rurais de Castro passaram a ser contempladas com a coleta pública de lixo orgânico e reciclável, contribuindo com uma cidade mais limpa e sustentável. Com a separação correta e destinação adequada do lixo, contribuímos para uma cidade mais limpa, com menos impactos ao meio ambiente e apoiamos famílias que trabalham com a reciclagem.

A implantação do projeto começou em abril e foram distribuídos os contêineres específicos para disposição do lixo orgânico e do reciclável. O container verde recebe o lixo orgânico, que é coletado pelo caminhão compactador e levado até o aterro sanitário do município. Já o container amarelo recebe o lixo reciclável, que é coletado em um caminhão baú em dias específicos e segue outra rota até a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro (ACMRC).

Os contêineres foram colocados em uma rota fixa, em que o caminhão de coleta passa com frequência e ficam próximos a equipamentos comunitários para atender o maior número de pessoas. A coleta rural do lixo orgânico passa a cada 15 dias nas comunidades rurais e uma vez por semana nos distritos urbanos do Tronco, Socavão e Abapã. Já a coleta seletiva (lixo reciclável), passa uma vez por mês tanto nas comunidades rurais, quanto nos três distritos mencionados acima.

Ao receber o material reciclável, a ACMRC passa por uma separação manual, prensa e venda para indústria, que irá reutilizar esse material como matéria prima para novos produtos. Ao mesmo tempo, as famílias que trabalham na coleta sobrevivem através do processo de reciclagem e reutilização. 

Como separar?

Ainda não sabe a diferença entre lixo orgânico e reciclável? Então, preparamos algumas dicas para você não errar.

Papeis, plásticos, metais, vidros e isopor limpos são materiais recicláveis e devem ser colocados nos contêineres amarelos. Já os restos de alimentos, papéis sujos e gordurosos, fraldas, papéis higiênicos e guardanapos usados devem ser colocados nos contêineres verdes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.