Sexta, 21 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Desenvolvimento

Fórum de Desenvolvimento Territorial debate ações em prol dos Campos Gerais nesta sexta

Evento ocorre em Curitiba com a presença de lideranças, gestores e conselheiros. Objetivo é detalhar estratégias com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Paraná Produtivo

24/05/2024 15h24
Por: Redação Fonte: Associação dos Municípios dos Campos Gerais
Divulgação
Divulgação

Os municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) serão pauta durante o Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, que ocorre nesta sexta-feira (24), entre as 13h30 e 17h15, na cidade de Curitiba. O evento promete reunir lideranças políticas, gestores e membros da sociedade civil para debater novas estratégias de crescimento para diferentes regiões do Estado. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link. Vale lembrar que a iniciativa é idealizada pelo Governo do Estado e está percorrendo diferentes localidades do Paraná (Leia mais aqui).
 

  • Confira a programação completa abaixo
     

Membros dos Comitês Territoriais ‘Avança Campos Gerais’ e ‘Vale do Tibagi’ estarão presentes para participar das discussões, além de integrantes do conselho do Paraná Produtivo da região 8. Durante o encontro, a equipe da  Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) vai detalhar o trabalho realizado pela pasta, como o Programa Paraná Produtivo, que já reúne 14 das 24 secretarias estaduais e que, na sua segunda fase, ampliou seu alcance com governanças em todas as 15 regiões, abrangendo os 399 municípios do Estado.

A diretora administrativa da AMCG, coordenadora do eixo de associativismo do Comitê ‘Avança Campos Gerais’ e coordenadora executiva do PR Produtivo na região 8, Katiane Pires de Lima, falou sobre a relevância do evento. “Acredito que o evento seja um momento de aprendizado e troca de conhecimento, o que só fortalece nosso território. A participação do território é fundamental para aprendermos uns com os outros e melhorar continuamente nossas práticas de desenvolvimento”, disse.

Katiane ainda reforça a representatividade existente nos Campos Gerais. “Nossa região é muito forte em vários setores e, por isso, possuímos líderes e gestores capacitados em todas as frentes. No Fórum, teremos a oportunidade de mostrar isso ao Governo do Estado e debater nosso plano de desenvolvimento”, concluiu.

Acompanhamento

O secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Guto Silva, também já falou sobre a iniciativa. “O Fórum de Desenvolvimento Territorial é importante para que a gente continue o trabalho de olhar o Paraná que queremos, de poder acompanhar as ações do orçamento pelo Observatório de Planejamento, que dá condições de avaliar as políticas públicas e, o mais importante, reunindo, no mesmo momento e local, lideranças do mundo acadêmico, político e empresarial”, disse.

Criado em 2021, o programa Paraná Produtivo identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios, tendo como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação das ações propostas.

Com informações do Governo do Estado.

Programação - 24/05/2024

13h30 - Abertura
14h - SEPL - Secretaria de Estado do Planejamento - Paraná Produtivo e Observatório de Planejamento
Secretário de Estado Guto Silva; Marcos Junior Marini; Breno Pascualote Lemos
15h - SETI - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - AGEUNI
Secretário de Estado Profº Aldo Bona; Profº Jamil Abdanur Júnior
16h - Medellín: Um modelo de transformação territorial
Consultor Internacional Jean Edouard Tromme
17h - Encerramento
Secretário de Estado Guto Silva; Marcos Junior Marini
17h15 - Coffee

Endereço do evento: 
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Prédio da Administração - 1º andar
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100 - Curitiba - Paraná

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.