Os municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) serão pauta durante o Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, que ocorre nesta sexta-feira (24), entre as 13h30 e 17h15, na cidade de Curitiba. O evento promete reunir lideranças políticas, gestores e membros da sociedade civil para debater novas estratégias de crescimento para diferentes regiões do Estado. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link. Vale lembrar que a iniciativa é idealizada pelo Governo do Estado e está percorrendo diferentes localidades do Paraná (Leia mais aqui).
Membros dos Comitês Territoriais ‘Avança Campos Gerais’ e ‘Vale do Tibagi’ estarão presentes para participar das discussões, além de integrantes do conselho do Paraná Produtivo da região 8. Durante o encontro, a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) vai detalhar o trabalho realizado pela pasta, como o Programa Paraná Produtivo, que já reúne 14 das 24 secretarias estaduais e que, na sua segunda fase, ampliou seu alcance com governanças em todas as 15 regiões, abrangendo os 399 municípios do Estado.
A diretora administrativa da AMCG, coordenadora do eixo de associativismo do Comitê ‘Avança Campos Gerais’ e coordenadora executiva do PR Produtivo na região 8, Katiane Pires de Lima, falou sobre a relevância do evento. “Acredito que o evento seja um momento de aprendizado e troca de conhecimento, o que só fortalece nosso território. A participação do território é fundamental para aprendermos uns com os outros e melhorar continuamente nossas práticas de desenvolvimento”, disse.
Katiane ainda reforça a representatividade existente nos Campos Gerais. “Nossa região é muito forte em vários setores e, por isso, possuímos líderes e gestores capacitados em todas as frentes. No Fórum, teremos a oportunidade de mostrar isso ao Governo do Estado e debater nosso plano de desenvolvimento”, concluiu.
Acompanhamento
O secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Guto Silva, também já falou sobre a iniciativa. “O Fórum de Desenvolvimento Territorial é importante para que a gente continue o trabalho de olhar o Paraná que queremos, de poder acompanhar as ações do orçamento pelo Observatório de Planejamento, que dá condições de avaliar as políticas públicas e, o mais importante, reunindo, no mesmo momento e local, lideranças do mundo acadêmico, político e empresarial”, disse.
Criado em 2021, o programa Paraná Produtivo identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios, tendo como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação das ações propostas.
Com informações do Governo do Estado.
Programação - 24/05/2024
13h30 - Abertura
14h - SEPL - Secretaria de Estado do Planejamento - Paraná Produtivo e Observatório de Planejamento
Secretário de Estado Guto Silva; Marcos Junior Marini; Breno Pascualote Lemos
15h - SETI - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - AGEUNI
Secretário de Estado Profº Aldo Bona; Profº Jamil Abdanur Júnior
16h - Medellín: Um modelo de transformação territorial
Consultor Internacional Jean Edouard Tromme
17h - Encerramento
Secretário de Estado Guto Silva; Marcos Junior Marini
17h15 - Coffee
Endereço do evento:
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Prédio da Administração - 1º andar
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100 - Curitiba - Paraná
Capital Herivelto Oliveira, jornalista que trabalhou na RPC, assumirá a Prefeitura de Curitiba
Prestação de contas Deputados prestam contas de seus mandatos na ACIPG
Meio ambiente Área rural de Castro recebe coleta pública de lixo reciclável e orgânico
Resgate Denúncia anônima culmina em suspeita de trabalho análogo a escravidão em PG
Saneamento básico Sanepar investe cerca de R$ 500 milhões em municípios da AMCG nos últimos cinco anos
Ensino Governo quer melhorar qualidade da educação no PR com programa ‘Parceiro da Escola’
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia