O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) vai assumir a Prefeitura de Curitiba nos próximos dias. O comando interino será durante as ausências do prefeito Rafael Greca e de seu vice Eduardo Pimentel, que estarão em viagem à Europa. Herivelto Oliveira é jornalista há 35 anos e passou pelas bancadas de telejornais na RPC e RICTV.
Em seu discurso na sessão de segunda-feira (27), da Câmara Municipal de Curitiba, Herivelto Oliveira definiu a experiência como “oito dias de aprendizado”. O vereador está em seu segundo mandato na CMC e em primeiro lugar na linha sucessória para assumir o cargo na ausência de Greca. Isso porque o prefeito e o vice Pimentel estarão em viagem técnica na Europa, em Barcelona, Milão e Turim. A comitiva também contará com o presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (Podemos), e seus vices Tito Zeglin (MDB) e Mauro Ignácio (PSD).
A combinação de ausências fará com que Herivelto Oliveira, 10º vereador mais votado nas últimas eleições (6.441 votos), assuma interinamente como prefeito de Curitiba entre os dias 30 de maio e 8 de junho. Além dos integrantes da Mesa que estarão na viagem, outros três membros possuem pretensões eleitorais para o próximo pleito, assim como os demais oito vereadores mais votados, que estão à frente de Oliveira na linha sucessória. Caso assumissem o cargo, se tornariam inelegíveis, conforme legislação.