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Rodas Pneus

Você sabe escolher o tamanho ideal de pneu para o carro?

Medidas específicas são apresentadas em códigos para facilitar a identificação

18/12/2023 17h27
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/iStock
Reprodução/iStock

Para quem precisa trocar os pneus do carro, é normal que haja dúvidas, afinal de contas, são muitos modelos, tipos e marcas que, ao invés de ajudar, acabam aumentando ainda mais a confusão. Porém, há algumas dicas bastante úteis para evitar que se cometa erros na hora de trocá-los. 

Para isso, reunimos alguns passos fundamentais na hora de escolher os pneus mais adequados para o seu veículo. Confira:

Saiba qual o tipo do carro

O primeiro passo é saber exatamente o tipo do carro. Sabendo o que se tem na garagem, fica mais fácil descobrir qual peça repor. Nas laterais de cada um, há algumas especificações e códigos indicando para qual tipo de veículo servem:

  • P: carros de passeio.

  • LT: caminhões leves e alguns SUVs.

  • ST: reboques e motorhomes.

  • C: caminhões, vans e caminhonetes de porte maior.

Cada pneu tem uma medida específica

Há uma sequência formada por letras e números que identifica determinado pneu. Ou seja, há um “documento de identidade” também na lateral. Por exemplo, um 185/65R15. Ele pode ser decifrado da seguinte forma:

  • 185: É a largura do pneu. Nesse caso, ele tem 185 milímetros (mm), ou 18,5 centímetros.

  • 65: Aqui marca o perfil, a altura lateral do pneu. O número representa o percentual, que é de 65%.

  • R: Radial. Este é o material utilizado para fazer a carcaça do pneu. Quase todos são produzidos com ele.

  • 15: Diâmetro interno do pneu em polegadas. Importante porque a roda deve ter essa mesma medida.

Além disso, os pneus são compostos por diferentes estruturas, que desempenham funções específicas dentro da rodagem.

  • Carcaça: sendo a parte mais firme do pneu, ela é responsável por suportar o peso do carro e os choques no trajeto.

  • Talões: são responsáveis por fixar o pneu no aro da roda, construídos em arame de aço.

  • Lonas: responsáveis por manter a área de contato entre o pneu e o solo, sendo bastante importante para evitar derrapagem. 

  • Banda de rodagem: parte que mantém contato direto com o chão.

  • Ombro: canto curvo do pneu, que sustenta o pneu no solo ao realizar curvas.

  • Nervura central: conserva a circunferência da roda durante a rodagem. 

Se atente aos níveis máximos de velocidade e carga

Não é só a especificidade que deve ser observada na hora de comprar um pneu. Existem índices de cargas e velocidades fundamentais para manter a segurança de todos os passageiros.

Na hora de comprar um pneu aro 13, por exemplo, há etiquetas que mostram a carga máxima. Um 175/75R13 que tenha 85T significa que suporta até 515 kg, já a velocidade pode chegar a 190 km/h.

O importante de tudo é ler sempre o manual de instruções e prezar por pneus que tenham procedência. Lembre-se que isso não é um gasto, mas um investimento em segurança!

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