Durante o verão brasileiro, o uso do ar-condicionado é indispensável, mas surgem dúvidas quando as temperaturas caem. Embora seja útil também para desembaçar os vidros em dias chuvosos ou extremamente úmidos e frios, o equipamento precisa de atenção especial o ano todo para evitar riscos ao veículo e aos passageiros.
Independentemente da temperatura, é importante que o ar-condicionado seja utilizado pelo menos uma vez por semana. Todos os modelos, desde os mais antigos até os mais modernos, devem ser ligados por pelo menos cinco minutos semanalmente. “Isso ajuda a prolongar a vida útil do aparelho, já que o gás de resfriamento é corrosivo e precisa circular pelas tubulações junto com um óleo para evitar a corrosão. Se o aparelho ficar desligado, esse óleo também fica parado e pode prejudicar o funcionamento do sistema”, explica Mauro Cezar Candido, chefe de oficina da Ford Slaviero.
Manutenção em dia, mais conforto
Garantir mais conforto é um dos principais objetivos do ar-condicionado, mas, para aproveitá-lo ao máximo, o motorista deve conhecer os detalhes e saber como utilizá-lo da melhor maneira. Há muitos mitos sobre o uso do ar quente, como gastar mais combustível, proliferar fungos e bactérias e causar mau cheiro. “Muitos desses mitos não estão relacionados ao aquecimento em si, mas ao uso inadequado ou excessivo do aparelho. O aumento de consumo de combustível, por exemplo, ocorre ao se utilizar as temperaturas máximas, seja quente ou fria, ou ao deixar o ar ligado por muito tempo”, esclarece Mauro, dá dicas de como evitar esses problemas:
Modelos e novidades
O ar-condicionado, que antes era opcional, agora é um item obrigatório nos veículos atuais e varia de acordo com a tecnologia utilizada. A linha Ford Ranger, por exemplo, oferece aparelhos de alta tecnologia totalmente automáticos e digitais, que regulam a temperatura do ambiente com precisão de acordo com a escolha do usuário. Essa funcionalidade evita que o passageiro precise regular a temperatura ideal várias vezes e identifica os ventiladores mais adequados para cada situação.
Alguns modelos mais básicos, combinam a funcionalidade digital com a analógica, garantindo a estabilidade da temperatura no interior do veículo por meio de botões de regulagem giratórios e um display digital de informações.