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2023 será o ano de maior oportunidade para os resorts

Por Edilson Andrade*

23/01/2023 09h12
Por: Redação Fonte: Das assessorias
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Se antes havia incerteza e dúvidas sobre o setor de hospedagem, mais precisamente o de resorts, seja pela Covid-19 ou pelos desdobramentos políticos em todo o mundo, em 2023 temos mais segurança para planejar e almejar altos índices em todas as frentes.

Segundo o último Radar da Resorts Brasil, a principal associação que contempla centenas de propriedades em todo o país, referentes ao 3º trimestre de 2022, houve alta nos principais números do setor, tanto em índices de ocupação quanto em receita total por quarto disponível (TrevPAR) e por quarto ocupado (TrevPOR), no comparativo direto com 2019 e 2021.

Estes são os três principais termômetros do segmento que ajudam a determinar o nosso planejamento mês a mês. Os índices mostram um acréscimo de 12% no acumulado da taxa de ocupação de julho a setembro frente a 2019, ficando próximo dos 63%.

O TrevPOR do setor teve alta de 47% no mesmo período, com média de R$ 1.642, e TrevPAR com acréscimo de 65%, com valor médio de R$ 1.030. Isso ainda sem levar em conta o último trimestre, que contempla o período do Natal, Ano-Novo e início das férias de verão, os períodos de maior sucesso dos resorts.

Considerando alguns resquícios dos acontecimentos recentes, que trouxeram desafios relacionados à retomada das viagens, 2022 foi um ano muito bom. Tão positivo que tratamos de delinear 2023 como um ano para ampliar o nosso posicionamento em mercados consolidados e prospectar novos negócios em diferentes regiões.

Se também levarmos em conta alguns dos empecilhos encontrados pelos turistas para fazerem viagens ao exterior, como a alta do dólar e os valores de passagens aéreas, o momento se torna ainda mais propício para captar e cativar esse viajante ocioso sobre as oportunidades de viajar dentro do próprio Brasil.

Aproveitar o momento em que o turismo nacional deve seguir em alta em 2023, ressaltando as vantagens e serviços de qualidade oferecidos por resorts se torna ainda mais essencial para o sucesso do mercado de viagens.

Diferentemente de 2021, quando as fronteiras de muitos países ainda estavam fechadas com as restrições da pandemia, hoje temos um consumidor ainda mais aberto a explorar e conhecer o Brasil, não mais pela força restritiva, mas por já estar ciente que viajar pelo próprio país pode ser mais vantajoso.

Basta continuarmos cativando esse viajante, exaltando a excelência com a qual os resorts são reconhecidos. Assim, 2023 pode não ser ainda o melhor ano para o turismo em geral, afinal ainda temos muito a recuperar, mas oferece uma das melhores oportunidades para consolidar ainda mais o segmento de resorts em escala nacional para o viajante interno.

Edilson Andrade é diretor comercial do Recanto Cataratas

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