Sexta, 21 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Artes Fomento à Cultura

Região recebe audiência pública sobre aplicação da Política Nacional Aldir Blanc nesta quinta (23)

Evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná ocorrerá na cidade de Ponta Grossa, nesta quinta-feira (23), no Campus Central da UEPG

22/05/2024 16h21
Por: Redação Fonte: Associação dos Municípios dos Campos Gerais
Divulgação
Divulgação

A macrorregião dos Campos Gerais receberá nesta quinta-feira (23) uma audiência pública a respeito da aplicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O diálogo promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná será realizado entre as 18h e 21h, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os interessados em participar devem fazer a inscrição através deste link.

A Agente Regional de Cultura dos Estado, Andressa Oliveira Silva, falou sobre a importância do debate. “As audiências públicas são momentos indispensáveis para a construção de políticas públicas de cultura mais eficientes, inclusivas e diversas. A secretaria estadual está ouvindo a sociedade civil para melhor aplicar a Política Nacional Aldir Blanc, que vai fomentar projetos culturais por todo o Paraná. Por isso, é essencial a participação dos fazedores de cultura na construção dessa política cultural”, explicou.

O coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Ponta Grossa, Alberto Portugal, falou sobre a PNAB. “O município recebe um recurso proporcional à quantidade de habitantes e o Estado recebe um recurso diferente. Então são editais distintos que estão acontecendo. Por isso que cada esfera governamental está realizando a sua própria audiência pública. O objetivo desses eventos é entender qual é o posicionamento de cada região para que os recursos sejam distribuídos da melhor forma possível, contribuindo com o maior número de profissionais”, apontou.

O que é o PNAB?

A PNAB representa uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.

Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo. Os entes federativos irão implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os/as trabalhadores(as) da área da cultura. Assim como poderão executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta.

Com informações do Governo Federal. Leia mais aqui.

Serviço
Audiência Pública - Política Nacional Aldir Blanc
Macrorregião dos Campos Gerais

Data: 23 de maio

Horário: Entre as 18h e 21h
Local: Campus Central da UEPG - Praça Santos Andrade, 01 - Centro

Clique aqui para se inscrever

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.