Há séculos os animais de estimação fazem parte das relações familiares, seja como companhia ou como função de guarda. E são esses vínculos históricos o mote para a nova exposição virtual do Museu Cenas de Ponta Grossa. A exposição ‘Cães, gatos e o ontem’, com curadoria da arte educadora Rafaela Prestes, continua a retratar a diversidade de temáticas presentes no acervo histórico de Luiz Bianchi e família. As imagens, registradas na primeira metade do século XX, fazem parte do projeto ‘Digitalização e Exposição do Fundo Foto Bianchi’, da Estratégia Projetos Criativos, com apoio da Casa da Memória Paraná, ABC Projetos Culturais e patrocínio do Sicredi.
Como visto nas demais exposições da série, os registros fotográficos feitos pela família Bianchi são essenciais para retratar a história de uma época e de uma região através de sua população e seus hábitos. As imagens do acervo pessoal aqui selecionadas, diferentemente dos tradicionais registros de estúdio observados no acervo profissional, demonstram momentos de descontração familiar a importância desses animais que foram até adicionados em retratos familiares, como visto na última foto nomeada ‘Família’. Os negativos foram catalogados e digitalizados pela historiadora responsável Vitória Gabriela de Oliveira.
As 11 imagens selecionadas para compor esta exposição retratam a espontaneidade e a importância que esses seres ocupam na sociedade. Um exemplo disso é o retrato de Bidu, o cachorro de estimação da Família Bianchi. “Registros históricos, como o do Fundo Foto Bianchi e de outros fotógrafos e historiadores ao longo do território nacional, auxiliam no processo de pesquisa e compreensão da realidade que precisa continuar em transformação para que novos formatos de acolhimento e afetividade dos bichos de estimação sejam concretizados”, afirma a curadora.
Outro ponto importante da exposição é a demarcação de que os maus tratos e a violência contra os animais não são práticas recentes. As fotos também registram o pensamento do século XX de que os animais domésticos deveriam ficar na parte externa da casa e privados de liberdade, algo que está sendo modificado através das décadas. Entre os cães e gatos retratados, a exposição é uma passagem de um acervo de locais e personalidades para um acervo de histórias e cotidiano.
‘Cães, gatos e o ontem’ é a penúltima exposição do projeto ‘Digitalização e Exposição do Fundo Foto Bianchi’. Ao total, o acervo de negativos em chapa de vidro, que está sob responsabilidade da Casa da Memória, conta com 45 mil fotografias ainda em processo de higienização e catalogação. Atualmente, o Museu Cenas já digitalizou e disponibilizou mais de 1.000 destas fotos.
O projeto, que tem o patrocínio do Sicredi, é uma realização da Estratégia Projetos Criativos, por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, o PROMIFIC, da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

autoconhecimento PG recebe pela primeira vez oficina de Biodanza
Cinema Paris Filmes anuncia relançamento de 'Estômago', com cópia remasterizada nos cinemas
Obras Vitrais da Igreja Sant'Ana de Castro estão recebendo restauro
Cultura Festival Memorabilia traz Luis Melo e Alice Ruiz nesta sexta em PG
Música Músico de PG faz gravação de show memorável na Concha Acústica
Estreias Junho na Netflix traz grandes estreias nacionais
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia