A partir do dia 1º de março, Paranaguá recebe o Cinenaguá, um festival que levará clássicos do cinema para telões especiais na cidade litorânea. A programação reúne 20 longas-metragens, que navegam por diferentes gerações, e 38 sessões inteiramente gratuitas, sendo na Estação Ferroviária e Teatro Rachel Costa, de 1º a 6 de março, e na Ilha do Mel, em Nova Brasília, de 7 a 10 de março.
Entre algumas das produções selecionadas para o Cinenaguá, estão filmes de fantasia e aventura, indicados para toda a família, como a animação japonesa “Meu Amigo Totoro” (1988), de Hayao Miyazaki, que gira em torno das aventuras de duas meninas que se mudam para o campo para ficar perto da mãe doente, e conhecem os espíritos da floresta que moram nas proximidades; o stop-motion “Fuga das Galinhas”, cuja sequência estreou recentemente no streaming, e conta a história de um grupo de galinhas que tenta escapar de um destino sombrio, o de virar comida. A produção, que levou o Oscar de Melhor Animação (2001), tem uma abordagem cativante e divertida, envolvendo humor e amizade em uma aventura em busca da liberdade; e a animação paranaense “Brichos”, dirigida por Paulo Munhoz, filme sobre três animais característicos da fauna brasileira, que participam de um campeonato de jogos eletrônicos.
Há ainda o clássico dos anos 80, “A História Sem Fim” (1984), dirigido por Wolfgang Petersen, que segue como um dos filmes mais mágicos de todos os tempos e traz o jovem Bastian, que se aventura em um mundo de fantasia por meio das páginas de um livro misterioso.
A animação “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu, é considerada uma das principais animações da história do Cinema Brasileiro e encerrará a primeira edição do Cinenaguá. O longa foi selecionado em homenagem aos 10 anos desde o seu lançamento, já tendo passado por vários festivais e premiações, recebendo uma indicação ao Oscar (2016), e aborda temas como industrialização, êxodo rural e as dinâmicas socioeconômicas do terceiro mundo por meio do lúdico, para estabelecer analogias fantásticas entre o criar e o destruir.
“Nossa ideia é proporcionar uma atividade de lazer para toda a família, que a sétima arte seja o encontro de pais, filhos, avós, adultos e crianças. Queremos promover esse encontro em Paranaguá por meio da arte”, explica AntonioGonçalves Junior, Coordenador Geral do Cinenaguá.
A programação completa do Cinenaguá - Filmes clássicos em Paranaguápode ser conferida no site oficial: www.cinenagua.com.br. Acompanhe também no instagram: @cinenagua.
Serviço:
Cinenaguá - Clássicos do Cinema em Paranaguá
Data: 1 a 10 de março de 2024
Locais: Estação Ferroviária de Paranaguá, Teatro Rachel Costa e Nova Brasília - Ilha do Mel
Site oficial: www.cinenagua.com.br
Instagram: @cinenagua
Patrocínio Master: Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio: Cattalini
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Prefeitura de Paranaguá e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE
Realização: Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura/ Governo Federal Brasil - União e Reconstrução
Produção: Grafo Audiovisual e Oxigênio
autoconhecimento PG recebe pela primeira vez oficina de Biodanza
Cinema Paris Filmes anuncia relançamento de 'Estômago', com cópia remasterizada nos cinemas
Obras Vitrais da Igreja Sant'Ana de Castro estão recebendo restauro
Cultura Festival Memorabilia traz Luis Melo e Alice Ruiz nesta sexta em PG
Música Músico de PG faz gravação de show memorável na Concha Acústica
Estreias Junho na Netflix traz grandes estreias nacionais
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia