A procura pelos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) no ano passado tiveram um aumento.
A informação foi do secretário de Assistência Social Cleverson Silva dos Santos que relatou que o aumento retrata o compromisso e a confiabilidade nos atendimentos dos serviços e programas oferecidos pela Secretaria.
“Desde o início da pandemia de Covid-19, tivemos um aumento significativo em todos os serviços prestados pela SMAS, a qual trouxe diversos reflexos para a população de maneira em geral, especialmente aos usuários da Política de Assistência Social”, disse Cleverson reforçando que com o aumento da demanda foi necessário planejar e propor ações para garantir o acesso aos serviços e benefícios.
Ele explicou que a SMAS está organizada, conforme prevê o Sistema Único de Assistência Social SUAS, estruturada a partir dos serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, além do trabalho desenvolvido pela Divisão de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda.
Divisão de Proteção Social Básica
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Cidade Nova, Monte Alegre e Rio Alegre, os quais são a porta de entrada para a Política de Assistência Social e atuam no sentido de garantir acesso aos direitos sociais das famílias e/ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social o atendimento foi intenso.
Protocolo de Atendimento dos CRAS. (Acesse aqui)
Demanda/Atividade | CRAS Cidade Nova | CRAS Monte Alegre | CRAS Rio Alegre | Total |
Acompanhamentos pelo PAIF | 83 | 121 | 77 | 281 |
Inclusões no Cadastro Único | 393 | 749 | 233 | 1.375 |
Atualizações de Cadastro Único | 879 | 1.774 | 661 | 3.314 |
Para acesso ao BPC | 52 | 147 | 43 | 242 |
Visitas domiciliares | 410 | 980 | 448 | 1.838 |
Benefícios eventuais concedidos | 3.802 | 5.684 | 2.445 | 11.931 |
Atendimentos individualizados | 11.340 | 18.453 | 6.769 | 36.562 |
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo o Centro de Convivência da Criança (CCC), o Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), os quais possuem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os/as participantes.
Protocolo de Atendimento dos SCFV. (Acesse aqui)
Números de atendimentos:
Demanda/Atividade | CCC | CCAJ | CCI | Total |
Usuários/as inscritos/as | 129 | 89 | 580 | 798 |
Atendimentos | 13.652 | 7.441 | 17.080 | 38.173 |
Central de Alimentos, onde são produzidos e entregues diariamente pães e leite de soja, tanto para famílias/indivíduos encaminhados/as pelos CRAS, CREAS e Serviço de Acolhimento, como entidades socioassistenciais e demanda espontânea (uma unidade de cada item).
Demanda/Atividade | Total |
Entidades atendidas | 06 |
Serviços Socioassistenciais atendidos | 07 |
Pães concedidos | 115.866 |
Leites de soja concedidos | 106.652 |
Divisão de Proteção Social Especial
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo o CREAS Samuel Klabin, o qual tem como objetivo oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.
Protocolo de Atendimento do CREAS. (Acesse aqui)
Demanda/Atividade | Total |
Acompanhamentos pelo PAEFI | 276 |
Adolescentes em cumprimento de MSE em meio aberto e meio fechado | 73 |
Pessoas abordadas pelo Serviço de Abordagem | 42 |
Visitas domiciliares | 711 |
Benefícios eventuais concedidos | 1.975 |
Atendimentos em grupo | 47 |
Atendimentos individualizados | 11.653 |
Albergue Municipal Noturno, o qual se destina ao abrigo provisório e emergencial a adultos, com atendimento socioassistencial às pessoas que se encontram em trânsito e/ou em situação de rua, com vistas à garantia dos direitos à cidadania e inclusão social.
Protocolo de Atendimento do Albergue. (Acesse aqui)
Demanda/Atividade | Total |
Atendimentos realizados | 579 |
Concessões – Pernoite | 642 |
Benefícios concedidos (Almoço/Janta/Café da Manhã/Banho/Roupas/Cobertor) | 1.410 |
Serviço de Acolhimento, sendo o Abrigo Vida Nova e a Casa Lar Novo Amanhã, que têm por objetivo o acolhimento institucional de crianças e adolescentes que se encontram afastados do convívio familiar por determinação Judicial.
Protocolo de Atendimento do Serviço de Acolhimento. (Acesse aqui)
Demanda/Atividade | Abrigo Vida Nova | Casa Lar Novo Amanhã | Total |
Crianças/Adolescentes acolhidos/as | 22 | 02 | 24 |
Visitas domiciliares | 196 | 196 | |
Atendimentos | 226 | 226 |
Divisão de Geração de Trabalho e Renda
Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP), contando com uma unidade no Centro e uma no bairro Jardim Bandeirantes, os quais ofertam cursos de manicure/pedicure, cabelereiro, corte e costura e artesanato.
Demanda/Atividade | Total |
Usuários/as inscritos/as no CEMEP Centro | 42 |
Usuários/as inscritos/as no CEMEP Jardim Bandeirantes | 49 |
Atendimentos de corte de cabelo | 366 |
Atendimentos de manicure/pedicure | 181 |
Núcleos de Trabalho dos Clubes de Mães que acontecem em diversos bairros do município, os quais possuem como objetivo construir um espaço de convivência e geração de renda para mulheres.
Demanda/Atividade | Total |
Núcleos de Trabalho | 26 |
Mulheres atendidas | 389 |
Loja Cidadã, a qual se trata de programa onde os/as usuários/as encaminhados/as e acompanhados/as pelos serviços da SMAS podem escolher e experimentar roupas e calçados que receberão como benefício eventual, após avaliação.
Demanda/Atividade | Total |
Itens doados pela população | Aprox. 12.000 |
Peças concedidas | 7.124 |
Famílias/indivíduos atendidos | 692 |