O setor de automóveis acelerou em 2023 e alcançou um aumento previsto de 8,9% nas vendas globais de veículos leves em comparação com o ano passado, chegando a quase 86 milhões de unidades. Os dados são da S&P Global Mobility. Para 2024 o mesmo levantamento prevê aumento significativo nas vendas globais e a projeção é de que 88,3 milhões de veículos novos circulem nas ruas, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior.
O relatório atribui os ganhos contínuos à normalização das cadeias de suprimentos. Além disso, os esforços de reabastecimento de estoque continuam a impulsionar a demanda.
No Brasil, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também registrou saldo positivo em 2023, com a soma de 2,29 milhões de emplacamentos: uma alta de 8,8% sobre 2022. Inicialmente, a projeção da entidade era de 6%. Para 2024, a expectativa é que as vendas cheguem a 2,450 milhões de autoveículos, que representam aumento de 7% em relação à 2023. Na divisão por grandes segmentos, a estimativa é de alta de 6,6% para automóveis e comerciais leves e de 14,1% para veículos pesados.
A diminuição gradativa da taxa de juros é mais um fator que favorece o segmento automotivo por conta dos financiamentos no Brasil. Em 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) baixou a taxa Selic em 0,5% em três vezes consecutivas e a estimativa é que as mesmas reduções sigam no próximo ano, até que a taxa alcance a casa dos 9% no mês de dezembro.
Marcelo Ciscato, CEO da Alias, empresa de tecnologia fornecedora de soluções para empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos, enxerga o cenário como positivo. “Nosso objetivo, em 2024, é continuar nosso projeto de expansão e levar para outros estados nossas soluções. Hoje, estamos presentes em 13 estados brasileiros”.
O principal produto da Alias é o E-Registro, que efetua a gestão, arquivamento e automação do registro de contratos de financiamento de veículos com alienação fiduciária, por meio de um processo on-line. “Na prática, nosso sistema reduz a burocracia do processo e torna o registro de contratos de financiamento mais rápido e seguro para as instituições credoras e órgãos públicos, como os Detrans, e revendedores de veículos. Para se ter uma ideia, o cliente pode sair da concessionária com toda a documentação pronta”, relata Ciscato.
O E-Registro atende 293 instituições financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte do Brasil.
Maio Amarelo Número de acidentes com veículos cresce exponencialmente nos últimos anos no Paraná
Motor Club Motor Club Gigante terá a participação de mulheres ícones do automobilismo
Alta velocidade Polícia flagra veículo a 213 km/h em rodovia da região
Motos Primeira moto: dicas para escolher o modelo ideal
Reconhecimento Honda Saikon recebe Prêmio CVA de 2023, por excelência no atendimento
Comportamento Quais os carros mais procurados no Paraná?
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia