A fazenda Pau Furado, em Teixeira Soares (PR), pelo terceiro ano consecutivo, é certificada como uma propriedade que adota práticas mais sustentáveis de produção. Agora, além de soja, está apta a comercializar créditos de milho, que é um nicho mais restrito. Para adquirir o reconhecimento, a fazenda, que pertence ao cooperado da Frísia, Fabiano Gomes e dois irmãos, passou por uma rigorosa auditoria realizada por uma certificadora autorizada.
Especialista em Meio Ambiente da Frísia, Jean Cesar Andrusko explica que a fazenda passou por um checklist completo, com todos os requisitos atendidos e sem nenhuma inconformidade. “A certificação tem validade de cinco anos, mas nos três primeiros ela é avaliada, como se fossem degraus que o produtor deve subir”, conta Andrusko.
Na avaliação, é feita a revisão documental e de procedimentos, entrevistas com funcionários e stakeholders, avaliações das práticas agronômicas, de sustentabilidade e sociais. Também é analisada a infraestrutura, como área para higienização, distanciamento do local de abastecimento, entre outros.
A sustentabilidade nas propriedades é incentivada e planejada pela Frísia, que dispõe ao cooperado do Paraná e do Tocantins, estados onde a cooperativa está presente, o programa ‘Fazenda Sustentável’. O programa reúne serviços oferecidos pela cooperativa que visa aumentar a sustentabilidade e a competitividade do cooperado.
O projeto foi “acelerado” com a construção da maltaria em Ponta Grossa (PR), realizado por um grupo de cooperativas, incluindo a Frísia, para a produção de malte nos Campos Gerais. Uma das exigências das indústrias compradoras do malte é que parte da cevada seja sustentável, ou seja, com os produtores cumprindo uma série de requisitos (ambientais, sociais, trabalhistas e de infraestrutura), que é constituída em cinco níveis.
No início deste ano, a Pau Furado foi a primeira propriedade de um cooperado da Frísia a comercializar créditos de soja sustentável. A negociação foi realizada pela própria cooperativa.
Uma empresa localizada na Dinamarca fez a aquisição de um montante, com cada crédito sendo vendido a US$ 2,50, e outra empresa, da Alemanha, comprou outra parte por US$ 2,80 cada.
A Pau Furado tem 784 hectares onde são produzidos soja, milho verão, feijão, trigo, cevada e aveia.
Agro Em época de alta dos insumos, subprodutos são boa alternativa para nutrição bovina
Agro Heróis do campo: conheça a história e o legado da proteína animal no Brasil
Esporte Paraná recebe campeonato com gigantes do fisiculturismo mundial em julho
Esporte PG Phantoms Supera Guardian Saints e Conquista o Pinhão Bowl VI
Esporte Phantoms recebe título de Utilidade Pública de Ponta Grossa
Agricultura Como as análises moleculares estão mudando a agricultura é tema de apresentação da GoGenetic no BioSummit 2024
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia