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Período integral na escola: equilíbrio é chave do desenvolvimento

Por Andrea Barbieri e Giovana Both

17/10/2023 14h31
Por: Redação Fonte: Das assessorias
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O governo do estado do Paraná anunciou a ampliação do ensino integral até o fim de 2024. O objetivo é atender cerca de 100 mil alunos, praticamente o dobro dos 55 mil que já permanecem 9 horas na escola durante a semana. O projeto é positivo e traz diversos benefícios para os estudantes que participam e para muitos outros que terão a chance de ampliar a permanência escolar. Isso inclui uma melhor preparação para o futuro, aprimoramento das habilidades acadêmicas e pessoais, bem como a chance de participar de atividades extracurriculares e oportunidades de aprendizado além das disciplinas tradicionais do currículo.

Com uma experiência de mais de 15 anos nessa modalidade de ensino, a equipe pedagógica da escola onde atuo tem várias respostas para pais que possam ter dúvidas sobre o assunto. Uma das questões mais comuns é sobre o medo de sobrecarregar o filho. 

Ficar o dia todo na escola pode ser cansativo, mas somente se não houver a prudência de dosar o tempo e as atividades oferecidas, entre estudo, atividades esportivas e, claro, os momentos de lazer, para a diversão. Tudo tem que ser pensado e planejado para o bem-estar do aluno e, também para o seu desenvolvimento acadêmico. Equilíbrio é a palavra-chave. 

O período integral também pode melhorar laços familiares. Pais relatam diminuição de desentendimentos após seus filhos aumentarem a permanência na escola. Além disso, ganham momentos de lazer durante a semana com maior frequência, o que antes era praticamente impossível devido às atividades diárias, seguidas de tarefas e estudos com os filhos.

O aluno que fica o dia todo na escola desenvolve muito mais rapidamente a sua autonomia e aprende a administrar melhor o seu tempo, além de lidar com a responsabilidade e coletividade. Quando há situações pontuais de dificuldade em alguma área de estudo, o estudante dispõe de supervisão e acompanhamento de docentes de várias áreas: como Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e tantas outras para superar esses desafios com o apoio pedagógico indicado. Isso faz com que os alunos do Período Integral tenham a oportunidade de rever os conteúdos diariamente, com professores especialistas, façam exercícios de fixação e, na véspera de provas, podem se aprofundar e trocar aprendizados na revisão. 

E claro, nem só de tarefas é feito o contraturno escolar. Há espaço para esportes, jogos, brincadeiras, diferentes modalidades artísticas, aprofundamento em língua inglesa e mais. É um momento de aperfeiçoamento individual personalizado e que pode ser leve. A escola é um espaço de aprendizado constante e o período integral comprova que isso não necessariamente se faz apenas com livros, mas também com relações humanas, trocas e muita criatividade.

Tanto na rede pública de ensino como na rede particular, o maior tempo na escola também proporciona um ambiente seguro e supervisionado para os alunos na maior parte do dia. Com efeito, a expansão do ensino integral é certamente uma estratégia que vale a pena investir para o desenvolvimento educacional de jovens e crianças.

 

Andrea Barbieri, professora do Ensino Fundamental Anos Finais no período Integral do Colégio Marista Santa Maria

Giovana Both, coordenadora pedagógica do período Integral do Colégio Marista Santa Maria

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