Há um novo mundo digital em construção. Empresas de todos os tamanhos e setores correm para acompanhar o avanço da tecnologia. Um estudo realizado pela Harvard Business Review Analytic Services revelou que 90% das empresas latino-americanas, brasileiras incluídas, planejam aumentar investimentos em tecnologias emergentes nos próximos anos.
Mas há um desafio bem brasileiro no horizonte. Como e onde encontrar profissionais de TI qualificados na velocidade e na qualidade exigidas pelo mercado. Relatório do Google, feito em parceria com a Associação Brasileira de Startups, mostrou que o país terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. A lacuna entre a oferta e a demanda no setor está crescendo, com falta de especialistas e déficit de competências.
O que fazer?
Nesse cenário, a alocação de profissionais de TI, também conhecida como staff augmentation, surge como uma alternativa estratégica para as empresas. Esse outsourcing oferece a possibilidade de contar com a expertise de profissionais qualificados em TI para desenvolver projetos específicos em conjunto com a equipe interna. Trata-se de uma solução rápida e eficaz para suprir a demanda por especialistas.
A alocação de profissionais de TI traz diversas vantagens. A empresa de alocação profissional faz o processo de entrevista, teste e seleção dos candidatos, poupando tempo e dinheiro do contratante. Os profissionais alocados chegam à empresa com as habilidades necessárias para executar o trabalho, evitando a necessidade de treinamento adicional.
O processo tradicional de contratação pode se estender por semanas, consumindo tempo e recursos das empresas. Além disso, a identificação exata do especialista em TI necessário para o negócio pode ser difícil, considerando a ampla gama de habilidades, certificações e experiências necessárias. E contratar o profissional errado pode trazer grandes prejuízos.
A alocação de profissionais também ajuda a reduzir a lacuna de competências. As empresas especializadas possuem um banco de currículos com talentos em TI, o que facilita a busca por profissionais qualificados. Dessa forma, é possível encontrar o profissional adequado para um projeto específico, cobrir uma demanda temporária ou preencher uma posição de longo prazo.
Uma das principais vantagens da alocação de profissionais de TI é a flexibilidade que ela proporciona. Se houver mudanças nos requisitos do projeto, a empresa de alocação pode ajustar rapidamente a equipe, garantindo agilidade e adaptabilidade. Isso permite que a equipe interna se concentre em outras atividades estratégicas, enquanto a empresa de alocação cuida dos aspectos técnicos e operacionais relacionados à tecnologia.
As empresas de alocação de profissionais de TI têm acesso a recursos e tecnologias de ponta. Isso significa que as empresas contratantes podem se beneficiar do conhecimento e experiência desses profissionais. A tecnologia da informação é a base sobre a qual os modelos de negócios são fundados e executados, e uma parceria com uma agência de recrutamento de TI pode impulsionar o crescimento e manter a empresa competitiva.
*Antônio Freitas é diretor geral da DISYS Brasil, uma das maiores empresas de alocação profissional e serviços gerenciados do mundo