Na segunda-feira (2), a coordenadora do Museu Histórico Municipal, Adriana Andrade realizou uma visita técnica na Aldeia de Queimadas, município de Ortigueira. A pauta da reunião foram questões referentes aos desdobramentos dos diálogos fomentados ainda na Semana da Primavera dos Museus, onde a temática anual destacou e deu voz aos povos originários.
Adriana foi recebida pela líder cacica Luana, oportunidade que foi possível agradecer pessoalmente as parcerias firmadas com o Museu Histórico, assim como alinhou outras datas comemorativas das quais a Aldeia realiza em seus festejos tradicionais e são importantes para a preservação da memória indigenista inserida no Museu. Foi possível também, enquanto representante do poder público e coordenadora do Museu, iniciar um diálogo para apresentar para a cacica outros projetos que almejam e possibilitam melhorias para a aldeia e para a cultura indígena de forma geral.
Nesta data houve ainda a divulgação e inscrições para o XXIII Concurso Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná para o ano de 2024. E assim conhecer em lócus um pouco do trabalho e sobre a metodologia que as Universidades UEL e UEPG realizam para divulgar e promover a oportunidade de concorrência dos povos originários aos diversos cursos ofertados pelas universidades destacadas.
Para o professor Dr. Wagner Roberto do Amaral, membro da Comissão Colegiada da CUIA UEL e membro da CUIA Estadual, o vestibular para à comunidade indígena é uma grande conquista. “A experiência de ingresso e permanência de indígenas na Educação Superior no Paraná foi pioneira no Brasil e a única neste formato com um conjunto de instituições estaduais e também a Universidade Federal do Paraná. É diferenciado pois é voltado exclusivamente para indígenas e compõe uma política estadual de Educação. Ofertado de forma regionalizada para aplicação das provas e divulgação do vestibular e apoiar as inscrições. A Comissão Universidade para Indígenas do Paraná (CUIA) também tem uma cuia local é responsável pela divulgação” explicou.
Para a coordenadora do Museu, Adriana, a visita técnica superou as expectativas e possibilitou conhecer a CUIA e o indígena kaingang líder da comunidade Mococa, estudante de Medicina, Luiz Carlos Kog Te Salles Batarse e iniciar um diálogo para futuras parcerias e ações juntamente com o Museu”.


Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia