A busca por uma educação cada vez mais inclusiva motivou um encontro de cerca de 280 professores na sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Castro. A formação dos educadores, no I Seminário sobre Autismo e Políticas de Inclusão, foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faculdade Pólis Civitas.
O objetivo, conforme explicou a secretária da pasta, Rejane Nocera, é promover transformações no trabalho diário do professor. A ideia é que esses profissionais estejam cada vez mais preparados para acolher, incluir e contribuir com a educação do alunos autistas, matriculados na rede. “Queríamos discutir a proposta de trabalho da Secretaria de Educação, em parceria com as escolas e com os professores, visando a inclusão que desejamos promover. A ideia é que realmente tenhamos cada vez mais informações e mais condições de fazer esse trabalho em conjunto, e hoje estamos buscando esse conhecimento, por meio justamente dessa formação para os professores, e o sucesso do evento com certeza nós vamos medir com o impacto e com as mudanças que o aprendizado de hoje irá promover na sala de aula, juntamente com nossos alunos”, ressaltou.
A secretária também falou sobre a importância do preparo da rede, para que escola e família possam trabalhar juntas, unidas para o desenvolvimento dos alunos. “Queremos acolher a essas crianças, mas também demonstrar a importância da participação dos pais, de eles interagirem com a escola, de conhecerem a realidade das nossas escolas”, destacou.
Os professores, participantes do evento, tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras. A primeira foi ministrada por Fábio Cordeiro, que é presidente da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda-Autismo), escritor e graduando em Pedagogia. Fabio tem 43 anos e é autista. Durante o encontro, ele compartilhou com os educadores muitas de suas experiências, e falou de peculiaridades comuns às pessoas autistas, abordando porém, o autismo como condição que vai além dos transtornos.
Fabio falou sobre as conhecidas dificuldades, como a de se comunicar e de interação social, e explicou que nem sempre essas limitações estão explícitas ou ocorrem na fala, por exemplo. De acordo com o palestrante, a dificuldade na comunicação pode estar na necessidade de literalidade e dificuldade com interpretação de figuras de linguagem. Também expôs a dificuldade que alguns autistas têm para ler ambientes, sobretudo, quando um espaço frequentado diariamente passa por mudanças e transformações.
Uma das mensagens extraídas de sua palestra foi a da importância de o autista ser tratado com respeito, e da necessidade de interpretação do autismo como uma condição de vida. “Autista é o que somos, não temos autismo. E eu gosto da maneira como existo”, finalizou Fabio.
A professora doutora Maria Fátima Minetto também abordou na segunda palestra da manhã a questão do respeito à pessoa autista, e falou sobre a importância de a família estar engajada na educação dos filhos. Ela ressaltou, no entanto, a responsabilidade de cada um em seu ambiente. Afirmou, por exemplo, que quando alunos com transtorno do espectro autista têm comportamento agressivo na sala de aula, não dá para chamar mães e pais com o intuito de que eles resolvam a situação. A ação deve sim, segundo a palestrante, ser pautada em diálogo entre pais e professores, mas com a ciência de que em sala da aula, o aluno é responsabilidade do professor, e por isso também, é tão importante que o educador tenha conhecimento para lidar com cada uma destas situações.


Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia