Sexta, 08 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Cultura Cultura

Paraná recebe programa do Ibram que discute políticas públicas para museus

Edição do Programa (re)CONEXÕES será em 19 e 20 de agosto na Escola de Gestão do Paraná, em Curitiba. Evento é aberto a profissionais de museus, p...

07/08/2025 23h06
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Felipe Henschel/AEN
Foto: Felipe Henschel/AEN

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, promove, nos dias 19 e 20 de agosto, mais uma edição do Programa (re)CONEXÕES, com realização presencial na Escola de Gestão do Paraná. A edição 2025 percorre todos os estados do País e dá continuidade ao processo participativo de escuta e construção coletiva de diretrizes para o setor museal.

Esta etapa busca consolidar propostas para três iniciativas estruturantes do Ibram: a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); a implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS); e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).

As ações estão alinhadas ao Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, aprovado em novembro de 2024 no 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza. A proposta é garantir um setor museal mais democrático, colaborativo, sustentável e representativo de toda a diversidade cultural brasileira.

O evento é aberto a profissionais de museus, pontos de memória, representantes da sociedade civil, coletivos culturais, estudantes, agentes públicos e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no local, no dia do evento, ou antecipadamente no site do Fórum Nacional de Museus ( AQUI ). Após preencher com formulário é necessário escolher a região e edição do evento (re)CONEXÕES da qual deseja participar.

PRÁTICA CIDADÖ “O (re)CONEXÕES é um instrumento fundamental de diálogo com a sociedade, que fortalece os mecanismos de participação social nas políticas públicas para museus e amplia a representatividade na formulação das decisões estratégicas do setor”, diz a presidente do Ibram, Fernanda Castro.

“O Paraná e o Ibram possuem uma forte parceria de longa data”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Para nós é uma alegria sediar este evento primordial para discutir a instância máxima deliberativa do campo das instituições museológicas e poder também mostrar o que temos desenvolvido na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná”.

O ano de 2025 marca também o aniversário de 35 anos da instauração da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) no Paraná, a terceira do País. Para o coordenador do Cosem, Cauê Donato, o Paraná estar incluso nesse processo é fundamental para o alinhamento dos processos museológicos e o diálogo entre instituições. “Fazer parte destas discussões reafirma a vanguarda do Paraná no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao campo dos museus e da proteção do patrimônio museológico”, afirma.

A ação reforça o compromisso das atuais gestões federal e estadual com a reconstrução de canais de escuta ativa, promoção de escuta qualificada e valorização da participação social como elemento estruturante das políticas culturais.

Todas as contribuições colhidas durante os encontros serão sistematizadas, analisadas e devolvidas ao setor, com o compromisso de encaminhamento técnico para a construção de normativas, instrumentos jurídicos e estratégias de implementação de políticas públicas.

Serviço:

Programa (re)CONEXÕES – Edição Paraná

19 de agosto (terça-feira)

12h30 | Credenciamento

13h | Mesa de Abertura

14h | Formação dos Grupos de Trabalho

16h | Coffee break

16h30 | Apresentação dos Grupos de Trabalho

17h30 | Encerramento

20 de agosto (quarta-feira)

10h | Política de Economia de Museus e Pontos de Memória - palestra com Joel Santana da Gama

Local: Escola de Gestão do Paraná, no Palácio das Araucárias – Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n – Sala 1 – Centro Cívico – Curitiba

Inscrições AQUI

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.