Entre os meses de agosto e setembro, a Academia Alfredo Andersen recebe a dupla de artistas H-AL para o programa de residência. Alexandre Linhares e Thifany F. formam a H-AL carregando uma trajetória de 18 anos com ações que transitam entre moda, arte, performance e sustentabilidade.
Para o projeto de residência, a dupla propõe desenvolver uma coleção comemorativa de roupas que refletem sobre a transitoriedade, o amadurecimento e o fluxo da vida urbana. As peças criadas serão apresentadas em um desfile ao final do período.
Alexandre Linhares Neto é estilista, ecodesigner, performer, videomaker, figurinista, produtor e professor brasileiro. Thifany Noelle Faria, conhecida como Thifany F.,é administradora, gestora, estilista, performer, figurinista e maquiadora brasileira, graduanda de Publicidade e Propaganda.
Para o projeto de residência, intitulado “Transitória”, os artistas ocupam o ateliê e irão costurar, bordar e modelar diretamente sobre os corpos de participantes da comunidade artística que circula pelo espaço.
“A roupa, neste contexto, é o ponto de encontro entre o tempo, o corpo e o espaço urbano — e ganha vida no trânsito do cotidiano. Ela não é feita apenas para vestir, mas para carregar memória, troca, gesto e deslocamento. Nosso fazer é artesanal, processual e coletivo, e a residência será o espaço para que essa coleção surja de forma viva, dentro do museu”, afirmam.
O pai da pintura paranaense, Alfredo Andersen, teve um traço peculiar em sua vida: ele cursou corte e costura. A partir desse aprendizado, passou a confeccionar os próprios ternos que usava, o que revela não apenas seu talento artístico, mas também sua habilidade manual e senso estético refinado. Essa faceta pouco conhecida de sua vida acrescenta ainda mais singularidade à sua figura, unindo arte, elegância e independência em um só personagem. E hoje, a Academia que leva seu nome recebe uma dupla que também representa esses valores.
CRIAÇÃO COM PÚBLICO– O processo de produção da coleção será aberto e vivo, com visitação e participação do público de segunda a sexta-feira, entre 13h e 18h, com a presença revezada dos dois artistas. As visitações devem ser agendadas pelos links disponíveis na bio do Instagram @halartetextil .
A conclusão da produção resultará em um desfile no dia 23 de setembro, no próprio museu, exclusivamente para convidados, com as peças desenvolvidas ao longo da residência. Este desfile é considerado pelos artistas uma obra em si, estabelecendo diálogo com a tradição da alta costura e com os modos contemporâneos de ocupação artística em espaços culturais.
H-AL– O trabalho da H-AL é 95% feito a partir de resíduos e retalhos têxteis, operando com o que os artistas chamam de “arte vestível”. A dupla vestiu artistas como Elza Soares e ocupou instituições como o Museu Oscar Niemeyer, Teatro Guaíra, MAC-PR, Ópera de Arame e Cine Passeio. Acesse o site da dupla AQUI .
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA– O projeto de residência artística é uma iniciativa da Academia Alfredo Andersen para estabelecer um espaço de aperfeiçoamento e trocas de experiências com artistas, produções e projetos nas artes visuais. Os artistas convidados a participarem do período de residência permanecem no Ateliê do Complexo Andersen geralmente por um mês, desenvolvendo suas linhas de pesquisa.
Desde 2019, a residência já recebeu artistas nacionais e internacionais que, além da criação própria, também abriram oficinas e workshops para compartilhar seus conhecimentos com o público, demonstrando o comprometimento com a divulgação de educação artística.
Serviço:
Visitação à residência artística da H-AL
A partir de 5 de agosto
De segunda a sexta
Das 13h às 18h
Inscrições: @halartetextil
Local: Ateliê da Academia Alfredo Andersen - Rua Mateus Leme, 336 - Centro - Curitiba