Sábado, 26 de Julho de 2025 (42)99838-3791
Geral Copel

Copel fiscaliza organização de cabos de telecom na Avenida Assunção, em Cascavel

Ação integrada de organização do cabeamento aéreo e de retirada de fios irregulares terá início nesta segunda-feira (28) e segue até sexta-feira(1...

25/07/2025 15h18
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

Está programada para esta segunda-feira (28), em Cascavel, no Oeste do Paraná, uma ação integrada de organização do cabeamento aéreo e de retirada de fios irregulares de telecomunicações e dados, ao longo da Avenida Assunção, entre o bairro Alto Alegre e o Centro da cidade. O trabalho, de responsabilidade das empresas de telecom, será fiscalizado pela Copel.

As intervenções serão realizadas nos dias da semana, entre 8h e 17 horas, até a próxima sexta-feira, 1º de agosto. Se houver condição climática adversa, a ação pode ser transferida de data.

“As empresas de telecomunicações com infraestrutura instalada na Avenida Assunção foram notificadas pela Copel para essa ação conjunta. A regularização é necessária para cumprir as normas do compartilhamento de redes, definidas pelas agências reguladoras, que visam garantir a segurança da população quanto a cabeamentos soltos”, explica o gerente da Divisão de Inventário e Fiscalização do Compartilhamento de Estruturas da Copel, Rafael Buckoski.

Esta é a segunda ação consecutiva da Copel em Cascavel e região, em um mês. Em 24 de junho, o trabalho da Copel, juntamente com a prefeitura de Cascavel e empresas de Telecom que operam na cidade, organizou o cabeamento ao longo da Avenida Toledo. Na operação, foram retirados 185 kg de fiação irregular e realizada a poda de 35 árvores para evitar contato da vegetação com a rede elétrica.

“É importante ressaltar que a manutenção da fiação telefônica e de dados dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é tarefa das operadoras de telecom, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas das agências Aneel e Anatel, relativas ao compartilhamento de postes”, reforça Buckoski.

Cabe às distribuidoras de energia elétrica, como a Copel, fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam realizados dentro das normas legais e de segurança.

A Copel alerta que, por segurança, a população não toque em cabos soltos, sob nenhuma hipótese. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel, através do telefone 0800 51 00 116.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.