O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (14) a Comenda Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, a maior honraria concedida pelo setor de representação comercial a quem contribui com a atividade. Piana, que começou sua carreira como representante comercial no ramo de autopeças, recebeu a homenagem tanto por sua trajetória no setor como também pelo trabalho no Governo do Paraná, já que o bom momento do Estado ajuda a fortalecer a atuação dos profissionais dessa área.
A honraria é concedida pelo Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) e o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Paraná (Core-PR) a profissionais, colaboradores e personalidades que tenham se destacado e contribuído na prestação de serviços relevantes para o desenvolvimento e a modernização da atividade de representação comercial.
“Me orgulho em dizer que comecei minha carreira profissional como representante comercial, atividade em que trabalhei por 14 anos. A gente levava as novidades para os clientes de porta em porta, ajudando muitos comerciantes do Estado a crescerem”, disse Piana. “Por isso é uma alegria receber essa homenagem, agora representando um Estado que não para de crescer, ajudando também essa profissão a se desenvolver cada vez mais”.
O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, destacou a capilaridade da atividade no Estado, que atende diversas áreas do setor produtivo. “É um dos setores econômicos mais representativo para o Brasil, sendo que 20% do PIB nacional passa pela representação comercial. Aqui no Estado, são 80 mil empresas de representação comercial que ajudam a desenvolver o Paraná e contribuem com a economia do Estado”, disse.
“Darci Piana tem um vínculo real com nossa área, porque o início de sua vida profissional foi na representação comercial. Essa foi a porta de entrada para que ele se destacasse no setor produtivo e, consequentemente, pudesse ocupar os cargos mais relevantes no empresariado e na política do Estado”, destacou Cavalcanti.
“E o Paraná é uma das locomotivas do Brasil. Vemos um estado com grande diversificação na economia e uma gestão moderna, sendo hoje um modelo de gestão pública. E isso tem favorecido nosso setor, trazendo muitas oportunidades para a representação comercial do Paraná”, acrescentou o presidente.
PRESENÇAS– A solenidade contou com a presença do presidente do Core-PR, Paulo César Nauiack, e demais representantes do conselho.