Eleita, na manhã deste sábado (1º), a diretoria da Caritas Diocesana para o triênio 2025-2027. Foi escolhido presidente o diácono Alcedir Monteiro Godoy; como vice-presidente, o também diácono Mário César Cequinel; primeiro tesoureiro, Oscar Herberto Furstenberger; segundo tesoureiro, José Mário Catapan; primeira secretária, Rosangela Rigoni, e, segunda secretária Claudia Franco Schepak. O Conselho Fiscal ficou composto por Rafael Serrato, Juraci Maria Batista Macedo e diácono Luiz José da Costa. Godoy assume o lugar do diácono Gilson Camilo da Silva, presidente por duas gestões: de 2019 a 2022 e de 2022 até 2025.
"O processo eleitoral foi feito conforme protocolo e o que estatuto pede. Com a presença das pessoas indicadas pelas entidades-membros, as paróquias. Foi montada a equipe para eleição e votado. A expectativa para a nova etapa é que a Caritas seja mais conhecida entre as paróquias e que possamos ajudar as pessoas em situações de vulnerabilidade a se encontrar e conscientizar as pessoas quanto ao meio ambiente", adianta o diácono Godoy, que era vice-presidente na diretoria que sai.
Conforme o novo presidente, todas as áreas de atuação da Caritas são importantes. "Mas, eu creio que a área do meio ambiente, gestão de risco e emergência será um tema a ser ainda mais discutido devido às condições climáticas do mundo e tudo o que vem ocorrendo. No entanto, pretendemos trabalhar todas as áreas. Aproveito para agradecer a equipe que conduziu até aqui e agradeço também a confiança que depositam na nova diretoria. Contamos com apoio de todos os agentes Caritas, e, principalmente das paróquias, para continuar nossa missão", enaltece o diácono.
"É com alegria e esperança que recebemos a nova diretoria da Caritas. Acreditamos que o amor de vocês pelo serviço ao próximo e a vontade de construir um mundo mais humano serão a força motriz para continuarmos juntos nesta importante missão. Contamos com a experiência, a sabedoria e a energia de cada um para trilharmos um caminho de ainda mais realizações. Que juntos possamos fortalecer os laços de solidariedade, ampliar o alcance de nossos projetos e promover a justiça social, levando o amor e a esperança a quem mais precisa", parabeniza a assistente social da Caritas Diocesana, Erica Pilarski Clarindo.
Ainda na suplência do Conselho Fiscal estão João Ozório Carneiro da Mata, diácono Gilson Camilo da Silva e Irmão Márcio Nonato Diniz Ferreira. O assessor eclesiástico é padre Ademir da Guia Santos.