A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) anunciou, em parceria com o Ministério do Esporte, a lista de 22 estudantes-atletas e quatro técnicos paranaenses convocados para compor a Delegação Brasileira nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024, que serão realizados em Bucaramanga, na Colômbia, entre 2 e 10 de dezembro.
Do Paraná, serão seis atletas e um técnico no atletismo; dois atletas na natação; um atleta no judô; três atletas e dois técnicos no xadrez; e dez atletas e um técnico no voleibol. Confira a lista AQUI .
A convocação é fruto do bom desempenho da delegação paranaense nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que garantiu o 2º lugar geral, com 124 medalhas (45 de ouro, 39 de prata e 40 de bronze), atrás apenas de São Paulo, que conquistou 140. Na oportunidade, 252 pessoas – 213 atletas e 39 técnicos – representaram o Paraná em Recife.
“De forma geral, a gente acaba evidenciando a força do esporte escolar do Paraná, primeiro pelo resultado alcançado nos JEBs, que reflete nos atletas do Paraná compondo a seleção brasileira que vai para o Sul-americano da Colômbia”, afirma o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros Homem D’El Rei.
Realizada pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, a etapa estadual dos Jeps no Paraná cresce a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando diversas regiões das sedes das fases municipal, regional, macrorregional e final.
Após a fase estadual, as seleções paranaenses, formadas pelos destaques, participam do calendário nacional. No ano passado, o Paraná levou 262 pessoas para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em Brasília.
JOGOS DA JUVENTUDE- “Temos agora, ainda neste mês, a tarefa de estarmos, mais uma vez, bem representados nos Jogos da Juventude, onde vamos estar com uma delegação bastante significativa”, destacou o diretor.
Entre 13 e 28 de novembro, João Pessoa (PB) recebe os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil (COB), competição que reúne os melhores atletas nacionais na faixa etária de 15 a 17 anos, em 18 modalidades olímpicas.
Nesta edição, o Paraná levará 205 pessoas à capital paraibana, onde são esperados mais de 4,2 mil atletas, das 27 unidades da Federação.
Em 2023, foram enviados 202 atletas e treinadores para Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro e 24 para a Bahia, onde o Paraná foi campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia