E o resultado do tríduo solidário realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Telêmaco Borba, não poderia ter sido melhor. Este ano, o tríduo em honra a padroeira reuniu os fiéis nos tradicionais momentos de oração e devoção e ganhou ainda uma intenção muito especial: rezar e agir pelo povo do Rio Grande do Sul. De tudo o que for comercializado durante o tríduo, R$ 5 mil foram destinados à Arquidiocese de Porto Alegre.
O montante representa uma parte significativa do lucro obtido das vendas de rosas, do funcionamento da cozinha, das rodadas do ‘binguinho’ e da coleta verificada nas missas nos três dias de celebrações preparatórias e no dia da padroeira, dia 13. “Isso integra a nossa missão de cuidar uns dos outros e propagar a bondade. Temos que agir para auxiliar aqueles que necessitam", justificou o pároco, padre Primo Hipólito, afirmando que o dinheiro já foi enviado a Porto Alegre. “E o povo veio, participou, a movimentação foi muito grande. A meta, inclusive, é continuar ajudando”, garante padre Primo. A paróquia está recebendo doações, desde a semana passada, de galões, garrafas, copos de água, que também serão encaminhados ao Rio Grande do Sul.
De acordo com o pároco, a ideia foi sugerida por um leigo, foi levada à comunidade e os paroquianos a assumiram. “Estão entregando fardos e mais fardos de água, nas celebrações e na secretaria. Isso além das iniciativas isoladas desenvolvidas pelas outras comunidades da paróquia, que se uniram a diferentes campanhas e enviaram seus donativos graças a empresários aqui da cidade, que também estão colaborando”, comemorou o padre. A ação da paróquia é uma das muitas ajudas enviadas pelas igrejas administradas pelos Missionários Redentoristas não só do Brasil, como dos Estados Unidos, de onde a comunidade de Saint James enviou, em dinheiro, o equivalente a 350 cestas básicas ao povo gaúcho. A paróquia pertence à Província de Curitiba, apesar de ficar no exterior.
Sobre a festa, padre Primo destacou o caráter religioso enaltecido na programação. “Ela é mais religiosa do que social. A intenção é fazer com que a comunidade se volte ao aspecto religioso. E a participação foi grande. A nossa igreja tem capacidade para mil e oitocentas pessoas sentadas, vimos a matriz quase cheia em todos os dias e, especialmente no dia de Nossa Senhora de Fátima, estava lotada, apesar de ser uma segunda-feira. Arrisco dizer que tinha mais gente este ano, que caiu em um dia atípico, do que ano passado, que foi em um domingo. A procissão luminosa também chamou a atenção. Tivemos perto de mil e quinhentas pessoas participando, à noite, todas com as lanternas dos seus celulares ligadas, ao invés de velas. Foi muito bonito. Um apelo especialmente orativo se viu na missa solene, quando foram entregues mil novecentas e trinta e sete rosas”, detalhou.
As rosas são vendidas na secretaria antecipadamente e retiradas, depois de abençoadas, durante a celebração. Quem colabora também tem o nome registrado no livro ouro da paróquia. “Foram momentos de fraternidade e de encontro, quando fizemos questão também de lembrar o centenário de nossa Diocese. Uma placa junto ao altar lembrava o tema dos festejos dos cem anos: vida e comunhão, esperança e missão”, enfatizou.
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia