Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Ponta Grossa realizou ações alusivas ao Maio Laranja, de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Por meio de blitz educativas e panfletagens em diversos pontos no Centro da cidade, o objetivo é agir na proteção deste público vitima de violência. Realizaram ações a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, a Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar.
A prefeita Elizabeth Schmidt, que esteve presente na ação de panfletagem no Centro, comenta que a conscientização é a principal ferramenta para combater a violência infantil e contra adolescentes. Ela destaca que entender os tipos de violência motiva denúncias, de forma a evitar os crimes a este público tão vulnerável e que necessita de cuidados.
“Cabe à Prefeitura não apenas oferecer canais de denúncia, mas, juntamente com as forças de segurança, conscientizar a população da importância de estar atento a casos de abusos, exploração e violência contra aqueles que serão o futuro da nossa cidade. É um público que precisa da nossa proteção e pelo qual temos ações como essa do Maio Laranja”, destaca Elizabeth.
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública aconteceu uma Blitz Educativa, ao lado do Terminal Central, que abordou cerca de 170 veículos. A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, relata que a Blitz Educativa trata não somente dos tipos de violência, mas também referente à data de 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“É um dia de mobilização e luta da sociedade contra todos os tipos de violências praticadas contra as crianças. As ações acontecem no Brasil inteiro e o principal objetivo é informar para engajar a população por meio da sensibilização sobre a importância de reconhecer os tipos de violências e as maneiras de denunciar”, aponta Tânia.
Foram entregues materiais informativos que visam sensibilizar a população em relação aos tipos de violência cometidas contra crianças e adolescentes como: Violência Física, Violência Psicológica/Moral, Negligência/Abandono/Maus Tratos, Violência Institucional Pública ou Privada, Violência Sexual/Abuso/Exploração/Tráfico De Pessoas e os canais de atendimento para denúncias.
Secretaria da Família e Conselho Tutelar realizam panfletagem
A Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social realizou a Semana do Maio Laranja, promovida pela Comissão de Enfrentamento às Violências do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Nesta sexta (17), os servidores realizaram blitz e abordagens educativas com a população no Calçadão, Terminal Central e semáforos do Centro da cidade.
Durante toda a semana foram feitas atividades para os profissionais da rede de atendimento, assistência, educação e saúde para capacitação e identificação de situações de violência, dando os devidos encaminhamentos. O encerramento do trabalho referente a este tema será em uma panfletagem na abertura do 38º Jogos Estudantis Municipais, que acontece na Arena Multiuso.
Tatiana Nunes, representante do Colegiado do Conselho Tutelar Leste, comenta que o órgão tem como função a garantia de direitos de crianças e adolescentes, por isso não pode faltar nesse dia alusivo ao combate ao abuso à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“A nossa luta é árdua, mas seguimos também na tentativa de conscientizar a nossa população sobre a importância da causa”, comenta a conselheira, que lembra que a legislação destaca que é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.