Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou a assinatura do Programa de Aquisição de Alimentos. Neste ano foram 92 produtores rurais cadastrados no programa. Eles vão proporcionar a compra de produtos para o programa Feira Verde, Programa Nacional de Alimentação Escolar, aquisição de produtos para as refeições das crianças nas Escolas Municipais e o Compra Direta, que serve para a aquisição de alimentos para programas sociais da Prefeitura.
Através do Programa de Aquisição de Alimentos, a Prefeitura investe na compra de produtos da agricultura familiar local, como hortaliças, frutas e legumes. As compras dos alimentos são realizadas através de chamadas públicas para credenciamento de interessados em serem fornecedores do Município, que disponibiliza produtos saudáveis e de qualidade para os programas sociais.
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o programa dá acesso ao pequeno produtor para mostrar o trabalho realizado, além de garantir comida de qualidade na mesa dos ponta-grossenses. “Através do programa de Aquisição de Alimentos, podemos incentivar os produtores a continuar produzindo. Para aqueles que têm acesso a esses produtos, há a possibilidade de uma alimentação saudável, com produtos de qualidade, garantindo a segurança alimentar das famílias”, ressalta a prefeita.
“São produtos saudáveis e de ótima qualidade, oriundos de pequenas propriedades rurais do município. Esses itens são a fonte dos alimentos usados na merenda escolar e em vários programas sociais”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Izaltino Cordeiro.
Em 2024, a Prefeitura firmou contrato com 92 famílias de pequenos agricultores para o fornecimento de mais de 390 mil quilos de produtos só para o programa Feira Verde. Ao todo foram investidos quase R$ 1,8 milhão. Podem participar dos programas de compra direta todos os agricultores familiares residentes em Ponta Grossa e com área de cultivo no município. No entanto, é preciso que o produtor tenha o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou esteja inscrito no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF/MDA). Uma vez cadastrado, o produtor pode apresentar projetos de venda à Prefeitura, com limite de R$ 20 mil por unidade produtiva.
Agro Em época de alta dos insumos, subprodutos são boa alternativa para nutrição bovina
Agro Heróis do campo: conheça a história e o legado da proteína animal no Brasil
Esporte Paraná recebe campeonato com gigantes do fisiculturismo mundial em julho
Esporte PG Phantoms Supera Guardian Saints e Conquista o Pinhão Bowl VI
Esporte Phantoms recebe título de Utilidade Pública de Ponta Grossa
Agricultura Como as análises moleculares estão mudando a agricultura é tema de apresentação da GoGenetic no BioSummit 2024
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia