O mercado brasileiro de cuidados essenciais para idosos deve crescer 7,5% ao ano até 2030, segundo uma projeção realizada pela Redirection International, assessoria especializada em fusões e aquisições (M&A). O desempenho previsto para o Brasil contempla serviços, medicamentos, cuidados de saúde residenciais, moradia e dispositivos de assistência e está acima da média global de 6,8% estimada para o mesmo período pela empresa mundial de análise de mercado Data Bridge Market Research. A projeção foi feita com base em análise do consenso do mercado e leva em consideração os dados oficiais do setor e a previsão de crescimento para os próximos anos.
Entre os motivos para este crescimento mais acelerado do mercado brasileiro está o envelhecimento da população, que deu um salto na última década. De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tinha naquele ano 22,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, volume 57% maior do que o registrado no Censo de 2010, quando eram 14,1 milhões de pessoas nesta faixa etária. “Essa mudança demográfica leva ao aumento da demanda por serviços de apoio e cuidados especializados, incluindo instalações de vida assistida, lares para idosos e serviços de cuidados residenciais”, destaca o economista Vinicius Oliveira, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.
Ele lembra que além do aumento da expectativa de vida da população, outros fatores estruturais também devem impactar o setor, como as mudanças na dinâmica familiar, aumento da urbanização, aumento da renda, inovações tecnológicas e mudanças culturais. “Essas tendências sociais impulsionam a procura por atendimento especializado, aumentando a demanda principalmente por Instituições de Longa Permanência de Idosos - ILPIs”.
O Brasil tem cerca de 7 mil Instituições de Longa Permanência para Idosos, segundo dados da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI. O número de estabelecimentos é o dobro do registrado em 2010, mas ainda assim insuficiente para atender à demanda crescente pelo serviço, que deve triplicar nos próximos 30 anos em toda a América Latina de acordo com pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além da pouca oferta, Vinicius Oliveira explica que há uma grande concentração geográfica, com aproximadamente 75% das organizações nas regiões sul e sudeste e cerca de 90% das instituições pertencentes ao setor privado, de acordo com informações da Fiocruz.
Fusões & Aquisições
As perspectivas econômicas e sociais positivas devem impulsionar ainda as atividades de fusões e aquisições no Brasil, criando oportunidades para a consolidação deste mercado, com entrada de novos players e expansão da rede de atendimento. “O setor é enorme e tem um grande potencial de crescimento em anos futuros. Atualmente cerca de dois terços do mercado de saúde no Brasil é atendido pelo setor privado e essa representatividade deve aumentar com novas verticais, como por exemplo os cuidados de longo prazo e segmentos relacionados, a fim de atender a lacuna deixada pelo financiamento público”, explica Vinicius Oliveira.
Ele lembra que apesar de o mercado ainda estar em um estágio embrionário, transações importantes já foram realizadas como, por exemplo, o investimento do Grupo SMZTO na Rede Terça da Serra, maior rede de franquias de residenciais para idosos do Brasil, em 2022. Já em 2023, o grupo Halifax, uma companhia de capital privado com sede nos Estados Unidos adquiriu a divisão Worldwide Home Care da Sodexo, incluindo suas subsidiárias de assistência domiciliar em diversos países, inclusive o Brasil.
“O cenário atual de sênior living (conjunto do mercado imobiliário e serviços de cuidados) é altamente fragmentado com muitos players pequenos e locais, que possuem apenas uma ou poucas unidades. Assim, a atividade de M&A neste setor ainda é incipiente, mas a expectativa é que depois de uma onda de consolidação no mercado geral de saúde, o foco migre para segmentos relacionados. Por isso, enxergamos uma perspectiva para a formação de grandes grupos buscando atuação regional e nacional nos cuidados aos idosos, acompanhando uma tendência que já ocorre em países desenvolvidos”, ressalta Vinicius Oliveira.
Sobre a Redirection International
A Redirection é especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais, em transações de middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também, desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo. https://www.redirection.com.br/
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia