Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) instituído por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013, abril foi o mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil. Em 2024 o tema escolhido foi: "Comunicação efetiva e trabalho em equipe como base para promover a excelência do cuidado em saúde".
A comunicação é uma questão fundamental de segurança e qualidade e é fundamental para a prestação de cuidados seguros ao paciente. Falhas de comunicação e documentação inadequada ou deficiente de informações clínicas podem resultar em erros, diagnósticos errados, tratamento inadequado e resultados de atendimento insatisfatórios.
Erros de comunicação também são um importante fator que contribui para eventos sentinelas em organizações de serviços de saúde, e problemas de comunicação são identificados como um dos fatores subjacentes mais comuns nas reclamações sobre o sistema de saúde.
TRABALHO EM TIMES
O atendimento a um paciente requer a colaboração entre um grupo multidisciplinar de médicos e profissionais de saúde, pessoal administrativo, pacientes e seus entes queridos.
A Portaria 023/2023, de 12 de julho de 2023, criou o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP- SMS-TB), que tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde no âmbito da secretaria municipal de Saúde de Telêmaco Borba.
Nesse contexto, desde sua criação o NSP vem desenvolvendo ações para minimizar os riscos e prevenir eventos adversos para a segurança do paciente nos serviços de saúde.
Em 2024, o NSP compartilha a iniciativa do Ministério da Saúde, convocando todos os serviços de saúde do país a incentivar a comunicação e o trabalho em equipe para assegurar cada vez mais a qualidade da assistência prestada.
De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, é preciso ter uma comunicação mais efetiva e mais empática, para que a comunicação de fato aconteça da melhor forma possível com o engajamento de toda a equipe. “É preciso mudar o processo de trabalho e isso exige movimentação e articulação entre as áreas, o que só é possível com uma comunicação efetiva. A comunicação é o elo essencial para estabelecer vínculo com as pessoas e, na saúde, a comunicação permeia todos os nossos processos de trabalho”, explicou.
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia