Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), promoveu um evento para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), atendendo a solicitação do Núcleo Regional de Ponta Grossa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família.
Ao todo foram registradas 289 inscrições, com aproximadamente 150 pessoas comparecendo ao evento. Desse total, 87 solicitações de carteirinhas foram realizadas e entregues.
A presidente da FASPG, Tatyana Denise Belo, ressaltou a importância da CIPTEA como um documento digital. “É um documento que facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Normalmente, a solicitação da carteira é realizada por meio de um sistema do Governo do Estado, com um prazo de emissão de cerca de 30 dias. No entanto, no evento desta semana, a identificação foi solicitada remotamente e entregue na hora, desde que todos os documentos necessários fossem apresentados”, explicou.
A CIPTEA proporciona às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) uma forma de acessar serviços com mais facilidade e garantir seus direitos. Isso inclui o acesso prioritário em estabelecimentos privados como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia