Os Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) receberam nesta quinta-feira (11), da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), a certificação de “Alta Conformidade” na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2023.
Realizada anualmente com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa avaliação é realizada em hospitais que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta iniciativa faz parte do Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, e é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Este certificado indica que o HU-UEPG atingiu no mínimo 67% de conformidade com os indicadores estabelecidos, que variam desde a existência do Núcleo e do Plano de Segurança do Paciente instituídos dentro do hospital, protocolos de segurança, até a regularidade de notificações e monitoramento de indicadores.
A diretora dos HUs da UEPG, professora Fabiana Postiglione Mansani, comemorou essa certificação inédita para o hospital e garante que isso é o resultado de todo um trabalho em equipe, tanto da gestão quanto da assistência, voltado única e exclusivamente para os pacientes. “Esse certificado que os Hospitais Universitários da UEPG receberam hoje que demonstra a importância pela nossa busca por qualidade. Sempre procuramos que os nossos pacientes sejam atendidos e cuidados com cada vez mais qualidade, especificidade técnica e humanização”, comenta.
Ela disse ainda que dentro desse contexto é importante incluir a formação de novos profissionais da área da saúde. “Como os nossos hospitais são de ensino, cada vez que a gente busca qualidade e referência técnica estamos ao mesmo tempo fazendo o ensino e capacitando futuros profissionais”, finaliza.
Além da diretora geral Fabiana, participaram da cerimônia de entrega da certificação o diretor do Hospital Universitário Materno-Infantil (HUMAI), Rafael de Oliveira; a coordenadora da Clínica Cirúrgica, Vanessa Tozetto Larocca; a coordenadora de Qualidade, Jeanny Franciela Kos Moleta; a responsável pela seção de Apoio Administrativo, Taiana Baumel Kohlrausch e as enfermeiras da UTI e Qualidade, Leticia Gomes e Taina Luana Wascoski.
Encontro estadual debateu a segurança dos pacientes
A entrega da certificação foi realizada em conjunto com a 2ª Reunião Técnica de Segurança do Paciente para Hospitais com UTI e Serviços de Diálise do Paraná. O encontro foi realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Curitiba. De acordo com a organização do evento, o objetivo foi aprofundar a compreensão dos serviços participantes em temas relacionados à Segurança do Paciente, bem como aperfeiçoar os resultados das avaliações e promover trocas de experiências entre os profissionais de saúde.
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia