Começou a funcionar na quinta-feira (04), nas dependências do Pronto Atendimento do Hospital Regional de Telêmaco Borba, o Polo de Atendimento à Dengue. Em seu primeiro dia de funcionamento, o Polo realizou 131 atendimentos, segundo dados a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O local funciona todos os dias da semana, das 08 às 17 horas e está previsto no Plano de contingência para situações de epidemia de dengue em Telêmaco Borba. “Ele está previsto para ser feito quando o número de atendimentos começa a extrapolar as estruturas existentes. É uma estrutura provisória que permite um atendimento qualificado, evitar complicações e diminuir o tempo de espera”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.
Segundo Marlise, quem procurar o local passará pela triagem, prova do laço, consulta médica, encaminhamento para Vigilância Epidemiológica, se precisar de medicamentos, exames complementares ou hidratação endovenosa, o local também tem a estrutura. “Caso precise de internamento, no caso de uma dengue de maior complexidade, o paciente será encaminhado para o Órgão de Regulação de Leitos Hospitalares do Paraná e será encaminhado para o hospital que a Central der destino”, informou.
O prefeito, Dr. Marcio Matos, a vice-prefeita, Rita Araújo, o secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, o diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi, servidores da SMS e da 21ª RS, estiveram acompanhando o funcionamento do Polo.
“Nós conseguimos montar uma estrutura exemplar em um tempo recorde. Desta forma desafogamos os atendimentos na UPA e nas UBS da cidade, dando mais qualidade e agilidade no atendimento. Lógico que não queríamos uma situação como esta, uma epidemia que está acontecendo em todo país, mas não mediremos esforços para darmos o melhor atendimento aos nossos cidadãos”, destacou o prefeito, Dr. Marcio.
A vice-prefeita ressaltou a estrutura do local. “Ficou com uma infraestrutura muito boa, com salas de atendimento, sala para os pacientes receberem hidratação endovenosa, consultório, coleta de exames, um espaço digno para o paciente aguardar. As pessoas chegam e precisam de um lugar onde possa sentar, se apoiar. Assim conseguimos separar as pessoas com sintomas de dengue das com outros sintomas. Essa atitude mostra o zelo que a nossa administração tem com a população, num momento tão difícil não só para Telêmaco Borba, mas para o Paraná e o Brasil”, declarou.
Catto enfatizou que somente as pessoas com sintomas de dengue devem procurar o Polo. Outros sintomas devem procurar a UBS ou a UPA. Ele também ressaltou o esforço das equipes da Saúde para conseguir implantar o Polo no menor tempo possível. “Parabéns pelo dinamismo, o esforço, a resiliência da equipe que em tempo recorde organizou o serviço. E a conclusão é que no primeiro dia deu tudo certo. Vamos avaliando a manutenção pelos próximos 30 dias ou o tempo que for necessário”, finalizou.
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia