Desde que foi lançado, em agosto de 2023, o Programa Feira Verde Pirai coletou 105 toneladas de materiais recicláveis que foram revertidos em 27 toneladas de alimentos às famílias piraienses.
Com uma proposta inovadora, que tem como pilares a reciclagem e a sustentabilidade, o programa tem superado as expectativas da administração municipal em termos de participação da comunidade. Por outro lado, a qualidade dos alimentos distribuídos tem surpreendido à comunidade.
Além de contribuir com o meio ambiente, ao incentivar a correta destinação do lixo, o Feira Verde Piraí leva alimento saudável à mesa do piraiense. A iniciativa também fomenta a economia local, ao beneficiar agricultores familiares que produzem para abastecer o programa.
A feira é aberta a todos. Neste período, foram realizadas 15 edições em várias regiões da cidade. As coletas ocorreram nos Bairros Alto da XV, Vila Dalcol, Vila Brasilinha, Bairro Estação e na quinta-feira, dia 04 de abril, chegou também ao Cristo Redentor.
“Estamos felizes com os resultados em termos de participação, coleta de materiais e distribuição de alimentos. Nosso objetivo é aperfeiçoar o programa a cada edição, pensando sempre em garantir alimentos frescos às famílias, visando o bem estar e a qualidade de vida de todos”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Luciano Solek.
A moradora Rosana da Silva contou que participa com frequência da feira e disse que os alimentos do programa têm auxiliado no sustento da sua casa. “Ajuda bastante a gente na casa. Eu costumo juntar os materiais para trocar por verduras e legumes frescos que ajudam na nossa alimentação”.