Com foco em promover a transparência nos negócios do agro brasileiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou no dia 21 de março a 6ª edição da premiação do Selo Mais Integridade. A cerimônia de entrega foi realizada na sede da ApexBrasil, em Brasília (DF). A premiação tem por objetivo estimular as boas práticas de gestão e políticas voltadas para a sustentabilidade do agro.
Dentre as premiadas, vale destacar a Cooperativa Suinco, organização formada por um grupo de produtores que industrializam derivados de carne suína no Triângulo Mineiro, recebendo o Selo Amarelo (2ª premiação). Destaque também para a Sinagro, distribuidora de insumos sediada em Goiânia (GO), a Bem Brasil, empresa produtora de batatas pré-congelada de Araxá (MG) e a Piracanjuba, uma das líderes no segmento de lácteos, que também receberam o Selo Amarelo (renovação), pois já foram premiadas em edições anteriores.
O Selo Mais Integridade tem o propósito de reconhecer empresas e cooperativas do setor que desenvolvam práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade, por meio da adoção de políticas de governança e de gestão.
Vanessa Nascimento, sócia do Martinelli Advogados, especializada em compliance, explica que a implementação de um Programa de Integridade garante espaço em um mercado que busca empresas idôneas para fazer negócios e que busca evitar fraudes e desvios em suas operações. Para isso, é preciso transparência e que as organizações estabeleçam políticas e procedimentos internos para garantir o cumprimento das normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas.
Sustentabilidade nos negócios
“A adoção de um programa de compliance favorece a proteção da imagem e da reputação das organizações, proporciona maior transparência, promove a sustentabilidade dos negócios e contribui para redução nos riscos de fraude e atos de corrupção”, destaca Vanessa. A advogada comenta que ética e integridade são temas que têm ganhado cada vez mais relevância entre as empresas em âmbito nacional e internacional, e para o agronegócio não tem sido diferente. O setor, que desempenha um papel significativo na economia nacional, também tem voltado seus olhos para implementar programas que promovam e incentivem a cultura de integridade e ética em suas operações.
Além de todos esses benefícios, Vanessa salienta que uma empresa que adota boas práticas administrativas tem melhor aceitação no mercado financeiro. “Uma empresa atenta à conformidade legal e que implementa um bom Programa de Integridade possui maior facilidade na conquista de investidores, empréstimos, clientes entre outros benefícios oferecidos pelo mercado.