O Irmão-religioso Renato José Rothen, da Congregação das Escolas de Caridade/Instituto Cavanis (mais conhecida como Congregação Cavanis), segue sendo velado até às 14 horas, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, em Ponta Grossa, onde morava e servia. A missa de exéquias acontece logo em seguida. O corpo será trasladado para Castro, onde deve chegar por volta de 15h30. O sepultamento se dará no Cemitério Frei Matias, às 16 horas. O religioso, que trabalhava na Casa da Criança e do Adolescente Irmãos Cavanis e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, enfrentava um forte quadro depressivo já há alguns meses e foi encontrado morto, ontem (24), por volta das 14h40, aos fundos da igreja matriz.
O Irmão-religioso tinha 56 anos de idade e 32 anos de congregação. “Lamentamos profundamente. Infelizmente, estava passando por um grave momento de depressão”, conta o pároco da Nossa Senhora de Fátima, padre Edemar de Souza, cintando que, logo na chegada do corpo no cemitério Frei Mathias, haverá homenagens e orações pelos sacerdotes, religiosos e comunidade, especialmente, da Paróquia de São Judas Tadeu, de Castro.
Renato José Rothen nasceu em Capanema (PR), em 25 de setembro de 1967, filho de Maria Alzira Rothen e Wendelino Rothen. Tinha seis irmãs e um irmão. Foi batizado dia 7 de outubro de 1967, no mesmo município. Filho de família de origem alemã, agricultora e muito católica, morava na comunidade de Lajeado Lindo. O religioso contava que recebeu o chamado vocacional na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Pérola D'Oeste (PR), local em que trabalhou na casa paroquial como secretário. Padre Ângelo Zaniolo foi um dos religiosos Cavanis que muito o motivou a seguir na caminhada vocacional.
Iniciou a trajetória rumo a vida religiosa em 28 de fevereiro de 1992, no então Seminário Santa Cruz, em Castro. Ali, permaneceu até a conclusão do ensino médio. Em 1995, manifestou o desejo de conhecer mais a Congregação Cavanis através do Noviciado, em Ponta Grossa. No dia 14 de janeiro de1996, fez sua primeira profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência. Cursou Filosofia em São Paulo, residindo na Paróquia de São José, de Vila Palmeiras. “Tendo postulado o Carisma Cavanis neste período, senti, portanto, o ardente desejo de seguir os passos do próprio Jesus. Escolhi como verdadeira família a Congregação das Escolas de Caridade/Instituto Cavanis, em 8 de junho de 2002, com minha profissão perpétua, acontecida em Pérola D'Oeste”, relatou o próprio Irmão Renato em sua biografia.
Como Irmão-religioso, trabalhou em vários lugares do Brasil, exercendo, principalmente, o serviço de educador em Castro, Novo Progresso, Castelo dos Sonhos, no Pará. Nos últimos anos, trabalhou no Colégio Cavanis, em Ortigueira, auxiliando na Casa da Criança e na Paróquia São Sebastião. Atualmente, residia em Ponta Grossa, junto com padre Edemar de Souza.
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia