Em uma jogada inovadora para simplificar e integrar as operações no setor agrícola e além, a Supercampo anunciou o lançamento de sua plataforma iPaaS. Num cenário onde, até um ano atrás, eram apenas três empresas no Brasil com foco em iPaaS, e hoje são mais de 50 em todo país, a Supercampo inova. A agtech deu o primeiro passo atendendo doze integrações de sistemas para as cooperativas associadas que impulsionaram a criação de uma plataforma exclusiva que pode beneficiar não somente o mercado agro, mas também outros setores.
"Quem desenvolve sistemas para o agro, consegue desenvolver para qualquer setor. Porque o agro é muito complexo", explicou Ronald Koch, Gerente de Plataforma e Produto da Supercampo. "Nossa plataforma se adapta aos variados cenários, fazendo tudo funcionar online, seja B2B, B2C ou C2F (Cooperative to Farmer)”, salienta.
Ronald destaca também os desafios enfrentados no desenvolvimento do projeto, ressaltando a necessidade de desconstruir modelos e integrar operações já existentes. "Tínhamos que desconstruir modelos. Às vezes, o usuário é cooperado, mas não é associado, além disso, cada cooperativa tem seu modelo de negócio. Por isso, cada projeto tinha sua identidade”, explica.
A plataforma iPaaS da Supercampo oferece uma solução abrangente para uma série de desafios enfrentados no setor. "Focamos nas principais plataformas de ERP, pagamento, e-commerce, comunicação com WhatsApp, email, redes sociais, PDV. Estamos preparados para integrar tanto uma plataforma criada dentro da empresa como as grandes operações", afirmou Ronald.
Um dos principais diferenciais é sua capacidade de reduzir equipes e custos, possibilitando a geração de mais negócios. "Com a plataforma, você não precisa de um desenvolvedor especialista para toda a estrutura. Basta ter um conhecimento básico em lógica de programação. De 60 colaboradores que seriam necessários, você dá conta com 20", explicou Ronald.
Além disso, o gerente enfatizou a origem nacional da plataforma como um diferencial significativo. "O sistema iPaaS da Supercampo é extremamente novo, e diria único. A plataforma Supercampo foi feita no Brasil por brasileiros, pronta para competir de igual para igual com outras plataformas no mercado”.
Atrelada ao sistema, está o PIM (Product Information Manager), que era outra lacuna de mercado. “Percebemos que quando integramos e recebemos as informações tradicionais de ERP, para faturamento e nota fiscal, controle de estoque, entre outras para o front comercial, como por exemplo, em um e-commerce, é preciso enriquecer ainda mais o conteúdo, com fotos, descrição e SEO para facilitar indexar o conteúdo às plataformas de busca, deixando o material pronto para ser visto por um usuário. E, manualmente, era quase impossível. Assim, desenvolvemos mais uma ferramenta integrada ao iPaaS, unificando as informações e enriquecendo os dados”, complementa Ronald.
Outro grande diferencial, segundo Diego Zardo, gerente comercial da Supercampo é a licença de uso, 100% customizável. “Por ser uma plataforma própria, instalada na empresa contratante via Supercampo, independente do modelo escolhido, entregamos a integração solicitada e adaptada às necessidades do cliente”, pontua.
Com sua plataforma iPaaS, a Supercampo está posicionada como líder na revolução digital do setor agrícola, oferecendo soluções inovadoras e adaptáveis que prometem transformar as operações em todo o espectro empresarial.