Imagens da produção de cacau e florestas imensas do Sul da Bahia chegaram às telas da TV nos últimos dias com a adaptação da novela “Renascer”. Além das cenas, a história trouxe temas ligados ao cultivo do cacau no país, e a importância dessa produção para o desenvolvimento das cidades, principalmente na Região Norte e Nordeste.
Com uma primeira fase que se passa nos anos 90, um termo muito utilizado na trama é “vassoura-de-bruxa”, uma praga que devastou as lavouras de cacau no início daquela década. Segundo o professor Samuel Cunha, de Biologia do Colégio Marista Anjo da Guarda, “a praga é causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, que causa deformação e morte de cacaueiros e cupuaçuzeiros. As folhas e os galhos ficam secos, semelhantes a uma vassoura, por isso, a origem do nome”.
A importância da produção do cacau
Os anos 90 no Brasil representam o momento de redemocratização do país, período em que a produção de cacau foi importante para o desenvolvimento da Região Norte e Nordeste, segundo dados da Organização Internacional do Cacau (ICCO) e fornecidos pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC). O Brasil ocupa o sexto lugar na lista, com uma produção de 273 mil toneladas em 2022, segundo informações do IBGE.
Para o professor de História do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, Carlos Gregório dos Santos Gianelli. “Assim como outras atividades agrícolas e extrativistas como a produção de cana de açúcar e borracha, a produção de cacau impacta diretamente no desenvolvimento da região. Desde a abertura de estradas, o crescimento de cidades, incentiva também a produção cultural do local, que consegue se estabelecer devido aos investimentos realizados que acabam impactando a vida das pessoas”.
Assunto em sala de aula
Assunto recorrente em sala de aula e nos vestibulares, a produção de cacau pode ser tema de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. “O tema pode aparecer em questões tanto no contexto histórico da atividade, quanto na importância para o desenvolvimento geográfico da região”, reforça Gianelli.
Assim como nas aulas, os alunos também podem buscar fontes no audiovisual e na literatura. “Além da novela Renascer, a obra de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela também é ambientada na Bahia, produtora de cacau da década de 1920. Cruzando a história abordada no livro com o contexto histórico, é possível uma abordagem que mistura o lúdico da narrativa do livro com a história por trás do desenvolvimento da obra, todos esses elementos auxiliam os estudantes”, finaliza o professor.
Agro Em época de alta dos insumos, subprodutos são boa alternativa para nutrição bovina
Agro Heróis do campo: conheça a história e o legado da proteína animal no Brasil
Esporte Paraná recebe campeonato com gigantes do fisiculturismo mundial em julho
Esporte PG Phantoms Supera Guardian Saints e Conquista o Pinhão Bowl VI
Esporte Phantoms recebe título de Utilidade Pública de Ponta Grossa
Agricultura Como as análises moleculares estão mudando a agricultura é tema de apresentação da GoGenetic no BioSummit 2024
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia