Quarta, 02 de Julho de 2025 (42)99838-3791
Diversão & Arte Janeiro Roxo

Arapoti dá início às ações de combate à hanseníase

Janeiro Roxo: mês de combate à hanseníase

16/01/2024 15h59 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Arapoti - PR
Foto: Reprodução/Prefeitura de Arapoti - PR
Foto: Reprodução/Prefeitura de Arapoti - PR

26 de janeiro é o Dia Mundial Contra a Hanseníase, data que motivou a Campanha Janeiro Roxo, que visa alertar e conscientizar a população sobre o combate à Hanseníase. Por isso, durante todo o mês, as equipes das Unidades de Saúde e do  Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão falando sobre a doença com os pacientes nas salas de espera e promovendo palestras sobre o tema.

A Hanseníase tem controle e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Arapoti, o tratamento é centralizado no CTA, que fica no Centro de Especialidades Médicas.

SAIBA MAIS - A doença é transmissível e sua contaminação se dá através da Mycobacteriu Leprae. A Hanseníase atinge nervos e pele e, consequentemente, a primeira sequela é a perda de sensibilidade no local atingido, podendo ocasionar comprometimentos severo dos movimentos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.