Um dos costumes mais populares na chegada de um novo ano é pesquisar o que os astros reservam para esse novo ciclo. Seja através de astrólogos, numerólogos, tarô ou consulta aos Orixás, muitas previsões foram feitas para 2023. O comVc portal pegou algumas previsões de alguns encontradas na internet e analisou se de fatos elas se cumpriram.
Política
A maioria das previsões para a política em 2023 mostrava um país ainda dividido, centrado nas imagens do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Muitas das previsões destacavam as dificuldades nos primeiros meses de governo e a preocupação com a saúde do chefe do executivo, algumas chegavam a afirmar que ele não terminaria o mandato. De fato, houve uma grande tensão nos primeiros meses de governo do Presidente Lula, culminando nos atos de 8 de janeiro; porém, nada que abale a estrutura do Governo Federal. A previsão de não terminar o mandato foi vaga e não especificou se seria no ano de 2023 ou além.
Já para o ex-presidente Jair Bolsonaro, as previsões indicavam que ele não morreria nem seria preso e aos poucos voltaria “com tudo”. Essa previsão se mostrou parcialmente correta, já que de fato Bolsonaro continua vivo e livre; contudo, ele foi condenado e está inelegível até 2030 e teve pouca repercussão durante o ano de 2023.
Clima e meio ambiente
Muito foi discutido sobre a questão ambiental e climática no ano de 2023. As previsões falavam de eventos catastróficos e que a agricultura teria um dos seus melhores anos de safra, levando a uma das melhores colheitas dos últimos anos. Essa previsão já se mostrou um pouco contraditória desde o início. Realmente, tivemos uma quantidade grande de enchentes no Sul do País, como não se via há muitos anos. Por outro lado, essas mesmas chuvas impediram que as plantações tivessem uma safra significativamente melhor que a do ano passado.
Famosos
Uma das figuras de destaque entre os famosos foi o atleta Neymar. As previsões mostravam um amadurecimento no jogador de futebol, assim como uma ascensão na sua carreira e um grande sucesso. Contrariando os astros, a carreira do atacante da seleção brasileira e do time árabe Al-Hilal passou despercebida nos primeiros meses. Durante um jogo entre Brasil e Uruguai em outubro, Neymar sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior e do menisco, e só deve voltar aos campos em setembro de 2024. Além disso, na sua vida pessoal, o atleta se envolveu em diversas polêmicas ao longo do ano.
Mega da Virada
Nenhum vidente, matemático ou Inteligência Artificial previu corretamente, de maneira pública, os números vencedores pela 15° vez consecutiva.
Baba Vanga
As previsões que mais deram o que falar para o ano de 2023 foram as da vidente e curandeira búlgara Baba Vanga. Ela ficou conhecida em todo o mundo por supostamente prever os atentados de 11 de setembro, a morte da princesa Diana, a Segunda Guerra e o desastre de Chernobyl. Mesmo tendo morrido em 1996, ela deixou previsões do que iria acontecer em 2023, confira as mais impactantes.
Guerra biológica
Segundo a vidente, um “grande país” estaria desenvolvendo o uso de armas biológicas para uso em grande escala. Entretanto, não houve nenhum grande incidente em 2023 que confirmasse o uso de armas biológicas ou que algum país estivesse desenvolvendo esse tipo de arma.
Tempestades solares
As previsões de Baba Vanga mostravam que uma tempestade solar causaria uma explosão de energia no astro. Essa explosão mandaria cargas significativas de radiação para a Terra, causando apagões e deixando milhões sem energia. De fato, houve uma tempestade solar de “Classe X”, umas das mais potentes segundo os astrônomos, registrada no dia 31 de dezembro de 2023. Porém, ela não foi o suficiente para causar apagões em massa.
Explosão nuclear
Baba Vanga falou também sobre uma grande explosão nuclear que aconteceria em 2023. Um ataque nuclear foi uma das maiores preocupações de 2023 com a tensão da guerra entre Rússia e Ucrânia, além disso, a Rússia se retirou do tratado que proíbe testes com armas nucleares. Entretanto, a maior explosão foi vista nas telas do cinema com o lançamento do filme Oppenheimer, que conta a história do pai da primeira bomba atômica e os eventos que levaram o homem a dividir o átomo. Então essa podemos considerar um acerto?
Reprodução humana
Talvez a previsão mais assustadora da vidente búlgara seja a respeito da reprodução humana. Ela previu que em 2023 a reprodução natural seria restrita ou até mesmo proibida e que laboratórios seriam incentivados a criar a vida escolhendo traços genéticos para os bebês. Como vimos, não foi em 2023 que tivemos a revolução dos replicantes e mais uma previsão “ficará perdida no tempo, como lágrimas na chuva”.
Analisando essas previsões da Vidente Baba Vanga, chegamos a uma taxa de apenas 25% de acerto. Mas acredito que essa é uma boa notícia.