O Estado do Paraná, com diversidade de paisagens e atrações, tem caminhado a passos largos para se fortalecer no setor turístico, tanto no cenário nacional quanto internacional. De acordo com o Sistema de Inteligência Turística, o registro das empresas prestadoras de serviços turísticos cresceu consideravelmente, nos últimos anos, consolidando esta realidade. Atualmente, são mais de 9.700 empresas prestadoras de serviços turísticos, espalhadas nas 19 Regiões Turísticas do Paraná.
Curitiba, como capital do estado, lidera o ranking com o maior número de cadastros, confirmando-se como um ponto central para o turismo. A cidade não apenas oferece uma infraestrutura urbana bem desenvolvida, mas também conta com atrações culturais, gastronômicas e históricas que a tornam um ímã para visitantes.
O que poucos visitantes sabem é que o Paraná conta com 70 unidades de conservação e que próximo a Curitiba estão parques incríveis para quem está disposto a um banho de natureza e tempo de qualidade ao ar livre. O Estado possui 70 unidades de conservação e muitas possuem infraestrutura e contam com atividades especializadas e qualificadas para atendimento ao público.
Para você que está se programando para visitar Curitiba, e quer aproveitar para um banho de natureza, anote alguns lugares próximos que valem a visita.
Ekoa Park, é um empreendimento localizado em Morretes (70km), ao pé da antiga Estrada da Graciosa, que liga Curitiba ao litoral. Por estar em meio à Mata Atlântica, tem uma paisagem incrível, oferece visitação acessível e tem ótima infraestrutura para as crianças que têm a oportunidade de vivenciar experiências significativas com a natureza. Consulte a disponibilidade e o valor dos ingressos em https://ekoapark.com.br/.
Recentemente reformado, o Parque Vila Velha está localizado nos Campos Gerais há aproximadamente 90 km de Curitiba, com acesso pela BR 376 sentido Norte do Estado e 22 km saindo de Ponta Grossa, sentido Curitiba. É uma referência nacional na experiência geográfica e histórica do nosso Estado. Possui boa estrutura, com estacionamento, restaurante e centro de visitantes. Dentre a variada oferta de atrações, as principais são as formações rochosas de arenitos com mais de 300 milhões de anos de história, as furnas que são crateras areníticas circulares com mais de 100 metros de profundidade e a Lagoa Dourada, um ponto de contemplação da natureza que recebeu este nome por refletir em forma de espelho a luz do sol. Para mais informações sobre ingressos e horários de funcionamento, basta acessar o site https://parquevilavelha.com.br/o-que-fazer-no-parana/
O Parque Estadual do Guartelá também está localizado na região dos Campos Gerais, a 18 km da cidade de Tibagi, cerca de 130km de Curitiba e possui uma vista de tirar o fôlego. Nele, o visitante pode escolher entre duas trilhas para banhar-se na natureza. Uma com aproximadamente 5km (ida e volta), onde é possível contemplar a vista do cânion e caso deseje, também é permitido se refrescar nos Panelões do Sumidouro. A outra trilha tem 8km de extensão e conta com trechos em áreas sensíveis. Para realizá-la é obrigatório o agendamento prévio de pelos menos dois dias de antecedência, por meio das operadoras locais. Em todo o percurso dentro do parque, há monitores que acompanham a visitação e auxiliam nas orientações gerais. Para informações adicionais, acesse https://turismo.tibagi.pr.gov.br/guartela.html
É importante lembrar que o contato com a natureza é restaurador, acalma o sistema nervoso e desacelera a mente. Tendo a oportunidade, tome um banho de natureza, para renovar as energias e lembrar-se dos benefícios vibrantes que ela tem a oferecer.
*Grazielle Ueno Maccoppi, é professora e coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter; doutora em Tecnologia e Sociedade, mestre em Turismo e especialista em Educação e Meio Ambiente