A crise enfrentada por produtores de leite no Paraná chamou a atenção do deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, que fez um contundente pronunciamento, ao presidir a sessão ordinária desta segunda-feira (4), sobre o assunto.
"Nossos produtores de leite são verdadeiros guerreiros: para eles, não há fim de semana sem trabalho, até mesmo no feriado de Natal. Eles precisam cuidar, sol a sol, do seu rebanho, e ainda se submetem a políticas de preço que não os favorecem", disse o parlamentar.
Entre as demandas defendidas pelos produtores estão a volta da taxação para a importação de leite, em especial o leite em pó, a fixação de cotas para as importações no Mercosul, a proibição da reidratação do leite em pó e maior fiscalização das questões sanitárias do produto vindo de fora.
O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do Brasil, com 3,9 bilhões de litros por ano. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, esta produção é obtida por 110.000 produtores, dos quais 86% são pequenos, com até 250 litros por dia.