O deputado estadual Luis Corti (PSB) prestou homenagem à Cooperativa de Produtores de Sementes Coprossel, em Laranjeiras do Sul, nesta sexta-feira (22). Proposto pelo parlamentar e aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, o diploma de Menção Honrosa é um reconhecimento a importância que a cooperativa e seus associados tem para o desenvolvimento econômico de municípios da Cantuquiriguaçu.
“Eu que venho do agro e tenho uma ligação muito grande com a agricultura fico muito feliz em fazer a entrega desse título que marca o reconhecimento dessa importante cooperativa. Foi uma grande honra propor na Assembleia Legislativa essa Menção Honrosa”, afirmou o parlamentar.
Corti destacou ainda a importância da Coprossel no desenvolvimento da região. “Preciso cumprimentar o presidente doutor Paulo e toda a sua diretoria pela tradição, história, honradez, profissionalismo e, sobretudo, pelos extraordinários resultados que orgulham o Paraná e o Brasil”.
O presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, agradeceu a homenagem que se estende aos mais de 1,5 mil associados. “Para nós esse título que a Assembleia nos concede através do deputado Luis Corti é uma honra muito grande e o reconhecimento pelo trabalho que a gente tem feito ao longo desses 32 anos. São mais de três décadas trabalhando e promovendo o desenvolvimento regional. Muito obrigado Assembleia e ao deputado Luis Corti”.
Participaram da solenidade o vice-presidente da Coprossel Célio Bechi Dapont, o diretor administrativo Pedro Stunder, o diretor Azelindo Sumenssi, o gerente-geral Eder Pozer, o conselheiro Algero Antonio Simeoni, o presidente da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul Carlos Alberto Machado, o Magrão, o vereador Celso de Azevedo e o assessor Irineu Camilo.
História
Fundada em 1991, a cooperativa teve como primeira missão produzir sementes de alta qualidade para os seus cooperados. O emprego da melhor tecnologia e processo na produção de sementes de soja, feijão, trigo e triticale garantem safras cada vez mais rentáveis aos produtores e Certificação de Excelência em tratamento de sementes.
Atualmente, a Coprossel tem capacidade de produzir por ano 300 mil sacas de semente de soja, 330 mil sacas de semente de trigo e 50 mil sacas de semente de feijão.
Com 1,5 mil cooperados e 300 colaboradores em unidades de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras e Virmond, a Coprossel atua na assistência técnica agronômica, comércio de grãos e insumos agrícolas e industrialização de sementes, farinha e ração, promovendo a geração de riqueza aos cooperados e à comunidade.