Quarta, 18 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Assembleia Legislativa Legislativo - PR

Deputado Tercilio Turini (PSD) lamenta morte de Dom Geraldo e relembra trabalho conjunto na Pastoral da Criança

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) relembrou nesta segunda-feira (28), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná, a sua convivên...

28/08/2023 19h50 Atualizada há 12 meses
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - PR
Deputado estadual Tercilio Turini em conversa com Dom Geraldo Majella Agnelo em Londrina:
Deputado estadual Tercilio Turini em conversa com Dom Geraldo Majella Agnelo em Londrina: "É incalculável a quantidade de crianças salvas com o trabalho de combate à desnutrição". / Créditos: Divulgação

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) relembrou nesta segunda-feira (28), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná, a sua convivência com o saudoso cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, uma das principais lideranças da Igreja Católica que faleceu sábado e foi sepultado em Londrina no início da tarde desta segunda-feira. "Dom Geraldo era arcebispo de Londrina quando foi criada a Pastoral da Criança, que começou em Florestópolis, no Norte do Paraná, um trabalho vitorioso de redução da mortalidade infantil. Eu atuava como diretor clínico do Hospital Universitário. Ele me chamou para uma reunião com a também saudosa médica Zilda Arns e pediu apoio do HU ao programa que se tornou referência em todo o Brasil e no mundo. Visitei Florestópolis e vi a triste realidade, que felizmente foi transformada com a ação da Pastoral da Criança", comentou o médico Tercilio Turini.

Ele destacou como dom Geraldo era respeitado, benquisto e o quanto gostava de Londrina, onde decidiu voltar para morar depois de aposentar-se como Cardeal Primaz do Brasil, na Arquidiocese de Salvador (BA). "Um dos grandes expoentes da comunidade católica, participou da escolha de dois papas e deixou um grande legado com a Pastoral da Criança, que foi levada para milhares de municípios no Brasil e em toda América, África e outros continentes. É incalculável a quantidade de crianças salvas com o trabalho de combate à desnutrição. A morte de Dom Geraldo representa uma perda irreparável. Que Deus conforte a família, amigos e todos que desfrutaram dos ensinamentos e orientações do cardeal", afirmou.

Dom Geraldo Majella Agnelo faleceu aos 89 anos após permanecer por um tempo em internamento domiciliar, em decorrência de complicações de um AVC. Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ocupou cargo de destaque no Vaticano. Diversos arcebispos e dirigentes de instituições católicas acompanharam o sepultamento em Londrina.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.