O deputado estadual Goura (PDT) participou, nesta segunda-feira (21), do lançamento do programa Paraná de Bike, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná.
O lançamento do programa ocorre um mês antes do Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo, organizado pelo Mandato Goura, que será realizado no final de setembro com o tema “Desenvolvendo a Cultura da Bicicleta nas Políticas Públicas do Paraná”.
Defensor da ciclomobilidade e autor de várias leis e projetos que incentivam o uso da bicicleta, Goura afirmou que “essa iniciativa é o que a gente realmente precisa para fortalecer as políticas públicas da bicicleta em todos os municípios com o apoio do Estado. A gente vê com bons olhos e vamos acompanhar para saber mais detalhes sobre a implantação desse programa”.
O Paraná de Bike, de acordo com o Governo do Estado, é um programa que vai estimular a ciclomobilidade por meio de investimento em infraestrutura cicloviária em parcerias com municípios e diversas entidades públicas para incentivar o uso desse modal.
“Nós vamos avançar e queremos contar com o apoio e a participação dos prefeitos e dos deputados para que nos enviem projetos. Quero que os municípios pedalem juntos”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
O lançamento do Paraná de Bike foi realizado durante o lançamento da Jornada BIM Paraná, no auditório do Museu Oscar Niemayer (MON).
Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo
O secretário Sandro Alex está entre os convidados para o seminário, que discutirá o desenvolvimento da cultura da bicicleta nas políticas públicas.
“Este evento será uma grande oportunidade de discutirmos esse tema de forma mais aprofundada, porque tem justamente o objetivo de promover a troca de conhecimentos técnicos sobre a mobilidade urbana sustentável com base em modelos de sucesso de planejamento urbanístico”, ressaltou Goura.
Também estarão juntos na realização desse evento o Consulado Honorário da Holanda em Curitiba, a Escola do Legislativo e a Escola de Gestão do Paraná.
Goura destacou que, em 2021, por sugestão do mandato Goura, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizou um estudo sobre a economia da bicicleta no Paraná que pode subsidiar a construção de estratégias e potencializar ainda mais, não só o uso da bicicleta no estado, mas toda a cadeia produtiva.
“Somos o segundo estado em número de empresas de fabricação de bicicletas, triciclos não-motorizados, peças e acessórios, com 80 das 359 existentes no Brasil (dados de 2019), sendo que o primeiro é o estado de São Paulo”, observou.