Quinta, 21 de Novembro de 2024 (42)99838-3791
Assembleia Legislativa Legislativo - PR

Deputado Denian Couto (Podemos) apresenta projeto para dar mais transparência nas escolas públicas

O deputado estadual Denian Couto (Podemos), que também é professor e jornalista de rádio e televisão, apresentou um projeto de lei voltado à melhor...

21/08/2023 18h21 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - PR
“Muito se fala sobre melhorias na educação pública, mas para que possamos acompanhar, cobrar, fiscalizar, saber onde exatamente os recursos precisam ser investidos, é preciso saber de fato o que acontece dentro de cada escola, pois cada uma tem uma realid
“Muito se fala sobre melhorias na educação pública, mas para que possamos acompanhar, cobrar, fiscalizar, saber onde exatamente os recursos precisam ser investidos, é preciso saber de fato o que acontece dentro de cada escola, pois cada uma tem uma realid

O deputado estadual Denian Couto (Podemos), que também é professor e jornalista de rádio e televisão, apresentou um projeto de lei voltado à melhoria dos serviços prestados pelas escolas públicas do Paraná, por meio da transparência. A ideia é garantir que toda a sociedade possa acessar os dados importantes dos colégios, para saber exatamente como anda o processo educacional em cada unidade, além da questão da segurança, que se tornou uma grande preocupação de toda a sociedade.

De acordo com projeto de lei 300/2023, já protocolado na Assembleia Legislativa e apresentado ao secretário estadual de Educação, Roni Miranda, a administração pública precisa disponibilizar aos cidadãos informações importantes de forma clara e objetiva, na rede mundial de computadores. Entre os dados que precisam constar na internet, estão os valores destinados pela Secretaria Estadual de Educação, inclusive os recursos que venham de convênios ou parcerias, de forma discriminada por escola.

Além disso, será possível ainda consultar o nome de todas as escolas, com o número de alunos atendidos, o número total de servidores de cada colégio, discriminado por cargos, o número de servidores licenciados ou afastados por quaisquer motivos. Outros itens que poderão ser acompanhados serão a assiduidade dos professores, o número de aulas efetivamente ministradas e o total de aulas previstas. Essas informações deverão ser atualizadas mensalmente.

Para Denian Couto, as escolas e a própria secretaria de Educação já têm essas informações, por isso, a implementação da lei seria bastante simples, mas com uma importância imensa. “Muito se fala sobre melhorias na educação pública, mas para que possamos acompanhar, cobrar, fiscalizar, saber onde exatamente os recursos precisam ser investidos, é preciso saber de fato o que acontece dentro de cada escola, pois cada uma tem uma realidade”, avalia o parlamentar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.