O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta sexta-feira, 18, que as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado para modernizar a segurança pública merecem o reconhecimento da sociedade. “A segurança sempre será uma área crítica, mas as ações do Governo do Paraná para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais e melhor serviço à sociedade precisam ser reconhecidas e elogiadas”, disse ele.
Romanelli destacou o lançamento do Projeto Falcão, que vai reforçar o policiamento aéreo e oferecer novas tecnologias de combate à criminalidade para a Polícia Militar. A iniciativa foi apresentada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e, entre outros investimentos, disponibiliza cinco novos drones de última geração e quatro helicópteros para ampliar a eficácia das operações de segurança pública, sendo duas aeronaves novas.
“Hoje, a segurança pública envolve diversos elementos, como um efetivo bem preparado, armas e viaturas atualizadas, serviços de inteligência atuante e aeronaves com muita tecnologia embarcada”, considerou Romanelli. “Temos que reconhecer que em todos estes aspectos o Paraná está avançando, com grandes investimentos em pessoal e estrutura, e estamos vendo a redução dos índices gerais de criminalidade”.
No lançamento do Projeto Falcão, Ratinho Junior salientou que o Governo do Estado fez a locação das duas aeronaves Robinson 66, com equipamentos específicos para utilização no serviço policial. Os helicópteros contam com sistema de visão noturna, câmera que fornece imagem térmica, câmera com resolução HD, que permite identificar alvos a 4,5 quilômetros, e um farol de alta performance para atividades noturnas.
Viaturas
Na solenidade, Ratinho Junior e o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, também repassaram 74 novas viaturas semiblindadas para diversos batalhões da PM. Entre os municípios representados por Romanelli na Assembleia Legislativa, foram beneficiadas as cidades de Cornélio Procópio, Conselheiro Mairinck, Carlópolis, Jacarezinho, Loanda e Porto Rico.