O Norte Pioneiro definiu nesta quarta-feira, 16, prioridades de políticas públicas que devem integrar o Plano Plurianual (PPA) do Estado para o período de 2024 a 2027. Em audiência pública realizada em Santo Antônio da Platina, os participantes escolheram ações nas áreas de Economia/Emprego, Desenvolvimento Rural e Segurança Pública.
Realizada em uma parceria entre a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado do Planejamento, a audiência no Norte Pioneiro é a sétima edição dos encontros Rede399 – Pacto pelo Futuro: Planejando o Paraná, que estão acontecendo em todo o Estado. Antes, foram promovidas reuniões em Francisco Beltrão, Pato Branco, Castro, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Cornélio Procópio.
“Estamos construindo uma cultura nova no Paraná, que é do orçamento participativo”, destacou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que é um dos organizadores da série de encontros para debater com a sociedade civil e gestores públicos a elaboração do PPA e também programas do Governo do Estado para apoio aos municípios, como o Conecta399, e para estimular o desenvolvimento socioeconômico regional, como o Paraná Produtivo.
Romanelli reforçou que a decisão de debater regionalmente as necessidades de investimentos públicos é uma forma inovadora e moderna de gestão. “O setor público não pode deixar de planejar e a sociedade deve contribuir com ideias sobre como aplicar o dinheiro público. Não podemos mais deixar na mão de iluminados tecnocratas as definições sobre o futuro de 11,4 milhões de paranaenses. É preciso envolver a população”, ressaltou o deputado.
Futuro melhor
O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, sustentou a importância de colocar prioridades no planejamento de ações do Estado. “O que não está no PPA não entra no orçamento. Nós temos a chance de ressignificar o planejamento e fazer as coisas acontecerem da forma correta. Podemos tirar os sonhos do papel através de escolhas conscientes e planejamento estratégico. Assim, construímos um futuro melhor, não apenas para nós, mas para as futuras gerações. Estamos moldando o destino do Paraná e do Norte Pioneiro”, afirmou.
Segundo Romanelli, as escolhas feitas na plenária em Santo Antônio da Platina identificam pontos cruciais para investimentos do Estado. “O desenvolvimento econômico é uma questão fundamental para o Norte Pioneiro. Temos que gerar empregos. Além disso, o desenvolvimento rural visa aumentar a renda dos agricultores”, considerou ele. “Embora a região tenha progredido significativamente, reconhecemos que ainda há um potencial muito maior a ser explorado”.
Romanelli pontuou ainda que debates com a sociedade geram novas ideias e incentivam a busca por soluções de política públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Um dos grandes desafios na política é justamente transformar e melhorar a vida das pessoas. Acredito que discussões como essa do PPA contribuem para aprimorar as políticas públicas. Em resumo, elas fortalecem as ações do Estado voltadas para o desenvolvimento socioeconômico regional”, concluiu.
O encontro também contou com a participação do deputado Moacyr Fadel (PSD), além de lideranças políticas, representantes da sociedade civil organizada, da academia e do setor produtivo.
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia